Aluno brasileiro vence desafio internacional da Apple

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Aluno brasileiro vence desafio internacional da Apple
O vencedor do desafio Apple é João Carlos de Magalhães Rodrigues, estudante do IFRN Natal Central e integrante do (IMD/UFRN) - Foto: divulgação

O aluno João Carlos Magalhães, venceu o Swift Student Challenge, um desafio mundial da Apple que premia os melhores aplicativos desenvolvidos por estudantes.

O estudante, que faz o Ensino Médio, criou o Wild Time, voltado para o público infanto-juvenil. Ele orienta sobre a preservação da Floresta Amazônica.

Para João Carlos, o reconhecimento é a realização de um sonho e ele espera que possa inspirar outros futuros jovens desenvolvedores.

Apaixonado por tecnologia

João Carlos conta que desde criança é apaixonado por tecnologia. Com o incentivo de professores, o jovem ingressou no Talento Metrópole em 2019, para desenvolver o conhecimento na área.

O programa oferece orientação educacional e formação complementar a jovens com superdotação, altas habilidades, ampliando as competências e incentivando a criatividade nos domínios da Tecnologia da Informação (TI).

E foi no programa que João começou a se aventurar na criação de aplicativos.

Hoje, João é integrante do programa Talento Metrópole, programa do Instituto Metrópole Digital, da UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A psicóloga do projeto, Juliana Reis, conta que João Carlos sempre demonstrou interesse e envolvimento na área de desenvolvimento.

Talento desde cedo

Juliana lembra que, durante a pandemia, o estudante chegou a criar um minicurso de IOS aos demais alunos do Talento.

A premiação do João, neste desafio da Apple, é a indicação de que estão no caminho certo.

“A premiação endossa a nossa perspectiva de considerar os interesses do aluno, a temática em que ele demonstra paixão. No caso de João, foi exatamente assim, ele apresentou grande envolvimento na área de desenvolvimento IOS, demonstrando, inclusive, facilidade para aprender sozinho. Além disso, é um aluno com alta capacidade de iniciativa e motivação”, afirma Juliana Reis.

Sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico

Com o Wild Time, João Carlos pretende ajudar jovens a entender mais sobre sustentabilidade. Além disso, ele quer motivar outras pessoas que também gostam de tecnologia a desenvolverem ferramentas para o dia a dia.

O app do João é constituído de quadros de atividades interativas, com vários efeitos visuais e sonoros, visando motivar os pequenos com reforços positivos ao fim de cada tarefa.

“Espero fazer mais jovens se interessarem pelo mundo das tecnologias. Compartilho o meu conhecimento e empolgação por tecnologia e design nas minhas redes sociais e desejo continuar contribuindo para a comunidade desenvolvedora”, finalizou

O aplicativo de João Carlos, vencedor do desafio Apple, é voltado para a educação ambiental e tem a Amazônia como tema central - foto: divulgação

O aplicativo de João Carlos, vencedor do desafio Apple, é voltado para a educação ambiental e tem a Amazônia como tema central – foto: divulgação

Com informações de Saiba Mais