Artesãos que viviam nas ruas se casam em praça no centro de Fortaleza

Um sonho antigo dos artesãos Janete Silva, de 35 anos, e Francisco Carlos, de 40 anos, se realizou na última quinta-feira (30). Eles se casaram em plena Praça do Ferreira, uma das mais tradicionais de Fortaleza, no Ceará.
A escolha do local não foi por acaso. O casal vivia em situação de rua na capital e foi nesta praça que a vida deles começou a mudar. Para a noiva, não haveria lugar mais apropriado e significativo para o casamento.
O casal está junto há 12 anos, e se conheceu em um projeto que ajuda a população em situação de rua na capital. Para a realização do casamento, os noivos tiveram o apoio de um grupo de voluntários, que conseguiu bolo, terno, vestido de noiva e tudo o que eles mereciam! O altar, inclusive, foi enfeitado com artes produzidas por Janete e Francisco.
Sonho antigo
O casamento já era um sonho antigo de Janete e Francisco, mas infelizmente as condições financeiras não permitiam a realização.
Os amigos formados na praça e um projeto social em Fortaleza então trataram de tornar esse sonho do casal em realidade. E do jeitinho deles!
O engenheiro civil Carlos Eduardo Renzi, de 31 anos, é um desses anjos da Janete e do Francisco. Membro do grupo Amigos da Rua Fortaleza, ele dedicou duas semanas inteiras no último mês para tornar que o casamento dos artesãos saísse perfeito!
“Tem vários grupos que ajudaram a organizar, porque o Carlos e a Janete são figuras icônicas da Praça. Eles ajudam muito com as filas, conhecem todo mundo”, conta Carlos.
A cerimônia foi celebrada por um padre e contou com a participação de amigos do casal, que lotaram a Praça do Ferreira. A festa, também na praça, foi organizada por meio de doações.
Nova vida
Janete e Francisco se conheceram no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) do Bairro Benfica, na capital.
O espaço é referência para que qualquer pessoa em situação de rua possa procurar serviços de acesso à documentação oficial, Cadastro Único para programas sociais, realizar higiene pessoal, atividades socioeducativas e artísticas, entre outros serviços.
Desde então, eles têm se esforçado muito para mudar de vida e deixar as ruas de Fortaleza.
A venda de artesanatos feitos de palha, que é uma das mais tradicionais do estado, foi crescendo. Eles passaram então a vender as peças na Praça do Ferreira e, com o dinheiro conquistado, foi possível alugar uma casa e mudar de vida.
“A Janete é tudo na minha vida. Com ela, eu quis outra vida, quis mudar e vencer. É o meu amor e o presente de Deus para mim”, resume Francisco Carlos.
“Eu vivia em situação de rua, quando a gente se conheceu, e Deus honrou a gente com o dom do artesanato da palha e o aluguel social. Hoje Ele também está nos privilegiando com esse dia que eu estava ansiosíssima”, conta a noiva emocionada.
Veja fotos do casamento da Janete e do Francisco!
Com informações de Diário do Nordeste

Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Piloto se torna a primeira comandante brasileira do maior avião do mundo
Mulher que salvou brasileira de estupro em trem será condecorada em Paris
Mulheres de 50 a 80 anos dançam balé e mostram que idade é só um número; vídeo