Oito estudantes vão representar Brasil na Olimpíada de Linguística na Irlanda

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Oito estudantes vão representar Brasil na Olimpíada de Linguística na Irlanda
Os alunos representarão o Brasil na final da Olimpíada Internacional de Linguística - Foto: arquivo pessoal

O Brasil terá um time representante na Olimpíada Internacional de Linguística. A etapa vai ser realizada na Ilha de Man, território da Coroa Britânica, entre os dias 25 e 29 de julho.

Augusto Zanardi Creppe, de 17 anos, integra a equipe brasileira formada por oito jovens. Todos foram selecionados durante a Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), que teve a final presencial em Brasília, no fim de maio.

O jovem é de Bauru, no interior de São Paulo e disse que aprender idiomas sempre foi algo que chamou a atenção dele. Augusto contou que é fã de gramática e linguagens, e, por isso, ficou encantado com a possibilidade de integrar a equipe.

LEIA TAMBÉMEstudantes da UnB criam inseticida natural contra Aedes Aegypti

Motivação para o aprendizado guiou a equipe

A Olimpíada Internacional de Linguística é uma das 13 Olimpíadas Internacionais de Ciências para alunos do ensino médio, e é realizada todos os anos, desde 2003.

A cada edição, equipes de jovens de todo o mundo se reúnem e testam conhecimentos linguísticos e a capacidade lógica para desvendar os quebra-cabeças mais difíceis do mundo em linguagem e linguística.

“O mais legal da linguística é que ela não se limita às humanidades. É uma ciência que engloba um pouco de tudo, desde matemática até lógica. Estou muito animado por poder representar nossa cidade e também nosso país em um evento como esse. É uma alegria muito grande levar o nome de Bauru e da região nessa conquista”, conta Augusto.

As seletivas

Para chegar na etapa final, o jovem e toda a equipe participaram de três etapas classificatórias nacionais, iniciadas em setembro de 2021.

O estudante disse que, até o final das seletivas nacionais, a equipe não tinha um preparo ou orientação específica para a disputa. Segundo Augusto, eles foram guiados pela motivação e pela possibilidade de descobrir coisas novas.

“O que mais me atrai é o encanto por aprender novas formas de se resolver uma mesma coisa. A linguística te permite conhecer mais do nosso próprio mundo e te faz perceber como é possível pensar de diversas maneiras sobre um mesmo assunto. É esse fascínio pelo desconhecido e pelo novo que mais me anima na linguística”, ressalta.

Hoje, estudante de direito da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), Augusto concorreu em todas as etapas representando o Colégio Técnico Industrial (CTI), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, onde cursou o ensino médio e técnico em Informática.

Participação Internacional

Na Olimpíada Internacional, Augusto explicou que o grupo terá que resolver problemas tradicionais de linguística em uma língua, geralmente pouco falada e desconhecida. O desafio envolve tradução e de conteúdos e expressões.

“Estou muito ansioso para poder participar desse evento com os meus colegas. Nós estamos nos esforçando muito e esperamos que seja uma semana de muito aprendizado. Mas, sim, infelizmente é a última etapa”, contou.

Os alunos passaram por 3 etapas nacionais até chegarem a final - Foto: arquivo pessoal

Para chegar à Olimpíada Internacional de Linguística alunos passaram por 3 etapas nacionais até chegarem a final – Foto: arquivo pessoal

Com informações de TV Bru+