Bebê com AME recebe remédio mais caro do mundo, em Santa Catarina

A família do pequeno Matteo Danieli Ribeiro está em festa! O bebê com AME finalmente recebeu esta semana o Zolgensma, remédio que é considerado o mais caro do mundo. O medicamento de dose única, que custa mais de R$ 7 milhões, é usado para tratar a Atrofia Muscular Espinhal (AME).
Matteo tem apenas 1 ano e 3 meses e foi diagnosticado com AME do tipo 1. Desde que receberam a notícia da condição de saúde do menino, os pais buscaram recursos judiciais para conseguir a dose.
O Zolgensma foi aplicado em um hospital de Curitiba, no Paraná. Segundo o pai do Matteo, Jean Marcos Ribeiro, o filho passa bem!
Único tratamento
O Zolgensma é, até o momento, o único tratamento efeito para pacientes com a AME. Infelizmente o medicamento não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, por esta razão, muitas pessoas recorrem a ações judiciais para conseguir a dose.
No caso da família do Matteo a família estava na torcida para que a decisão saísse o mais breve possível. A orientação médica é que o remédio seja aplicado antes que os pacientes completem dois anos de idade.
Campanha
Enquanto a decisão judicial não saia, a família do Matteo estava em busca de arrecadar o valor do medicamento.
Eles criaram a campanha “AME o Matteo”, que foi encerrada agora no mês de agosto, após a decisão do Juízo da 2ª Vara Federal de Chapecó determinar que fosse feito um depósito judicial para a realização do procedimento na criança.
Após um pedido da Advocacia Geral da União, a liberação do medicamento para o bebê foi suspensa, e no último dia 31 de agosto, a família teve uma nova vitória na Justiça, quando desembargadores da 9ª turma do TRF-4 votaram a favor da liberação do medicamento Zolgensma para o bebê.
Zolgensma
Segundo a Anvisa, o medicamento é composto por um vetor viral que carrega uma cópia funcional do gene humano responsável pela produção da proteína SMN, capaz de restaurar a função do neurônio motor no organismo dos pacientes.
De acordo com a neuropediatra Adriana Banzzatto Ortega, o remédio deve estar associado a terapias que amenizem os efeitos da AME.
“Cura é quando o paciente recebe o medicamento e anda e corre. Porém, se já está em fase mais avançada da doença, as lesões que já teve por causa da morte dos outros neurônios, ele [paciente] não vai conseguir reverter”, disse a neuropediatra.
Em 2020, o governo federal zerou o imposto para a importação do Zolgensma e, no mesmo ano, a medicação passou a ser isenta de pagamento do ICMS em Santa Catarina, mas o valor do remédio continuou alto.
A Atrofia Muscular Espinhal atinge cerca de um em cada 10.000 recém-nascidos e é a principal causa genética de morte em bebês.
Vida longa, linda e cheia de saúde, Matteo!!!!!
Com informações de NSC Total

Foliões cantam Baby Shark para bebê em sacada durante bloquinho no RJ
Jovem com paralisia cerebral termina faculdade de Desenvolvimento de Sistemas e comemora
Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Shakira grava vídeo sobre show em Copacabana, no Rio, assista
Brasileiro de 8 anos é convocado para representar o país no Mundial de Karatê na Itália
Ilia Malinin, o “Deus dos saltos quádruplos” se levanta após queda e leva ouro na Olimpíada de Inverno
Lais Souza conhece a dra. Tatiana Sampaio, da polilaminina, após 12 anos tetraplégica
Irmãos gêmeos do Sul são aprovados juntos em Medicina
Carnaval do bem: bloCão transforma fantasia em ajuda para cães resgatados
Brasileira é a primeira mulher a assumir orquestra na Alemanha em 130 anos de história
Cachorrinho aparece do nada e leva polícia até menino desaparecido