Naufrágio no Pará: veja pescadores condecorados por salvarem 50 vidas

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Naufrágio no Pará: veja pescadores condecorados por salvarem 50 vidas
Os quatro pescadores heróis, que salvaram 50 vidas no naufrágio no Pará, foram condecorados pelo governo do estado - Foto: Ascom Setram

Os pescadores heróis, que salvaram 50 vidas no naufrágio no Pará foram condecorados com a medalha da Ordem do Mérito Grão-Pará Grau Cavaleiro. Além da homenagem, o título é um reconhecimento do Governo do Pará que admitiu: se não fosse a ajuda de pescadores, a tragédia poderia ter tido mais vítimas.

A homenagem foi nesta segunda, 26, no Palácio dos Despachos, Sede do Poder Executivo Estadual, em Belém.

Quatro pescadores receberam a condecoração: José Learte Lemos, José Cardoso Lemos, José Carlos Santiago Lemos, além de Rubson Alexandro Lemos.

Gratidão aos homenageados

O grupo de pescadores liderado por José Cardoso Lemos, o Zezinho, resgatou mais de 50 pessoas com vida, além de nove corpos, durante o naufrágio de uma embarcação que fazia a travessia do Arquipélago de Marajó para Belém, no último dia 8 de setembro.

Eles agradeceram pela homangem: “O sentimento desta homenagem é de gratidão. Não tenho palavras para dizer. As pessoas nos ligam chamando de heróis, mas foi algo que fizemos de coração. Nunca imaginei chegar onde cheguei e até falar com o governador”, disse o pescador Zezinho.

Uma mãe que teve a filha resgatada pelos pescadores também agradeceu:

“O sentimento é de gratidão eterna para eles. Merecem muito mais. Todo reconhecimento que estão tendo é muito pouco. Eu como mãe só tenho que agradecer por terem trago a vida do meu filho de volta. E até pela minha mãe, que mesmo sem vida, nos permitiu a despedida”, disse Laiane Batalha, mãe do Daniel Batalha, resgatado com vida.

Solidariedade e amor ao próximo

Na solenidade, o governador Helder Barbalho afirmou que a condecoração aos envolvidos é um reconhecimento dos paraenses ao resgate que os heróis fizeram. E afirmou também que eles são um exemplo de solidariedade e amor ao próximo.

“Em nome do Estado do Pará quero dizer da honra e, acima de tudo, que esse gesto representa o reconhecimento pelo ato heroico, bravura e solidariedade de cada um dos senhores […] Não poderíamos deixar de reconhecer, em nome da sociedade paraense, exemplos que ficam marcados em nossa história, onde quatro homens, pescadores, ao perceberem a gravidade dos fatos, tiveram a coragem e iniciativa de, mesmo colocando suas vidas em risco, salvar dezenas de irmãos e irmãs”, afirmou o governador.

Naufrágio será investigado

O governador informou que o Estado está contratando uma empresa que será responsável em retirar a embarcação do fundo do rio. Isso, segundo ele, vai ajudar nas investigações e apuração da tragédia.

“Caberia a empresa fazer o içamento da embarcação. Tomamos a decisão de que o Governo do Estado irá se responsabilizar por isso para não aguardar a iniciativa do privado”, disse.

Helder Barbalho lembrou que a investigação vai ajudar nas buscas por vítimas, entre elas, uma jovem que continua desaparecida.

Temos que buscar uma pequena jovem que está desaparecida. Não podemos descansar enquanto esse conforto não chegar até a sua família. Isso também vai permitir o aprofundamento das investigações sobre a causa deste naufrágio tráfico”, concluiu o governador.

Os heróis que evitaram mais mortes no naufrágio no Pará receberam a medalha da Ordem do Mérito Grão-Pará Grau Cavaleiro - Foto: Ascom Setram

Os heróis que evitaram mais mortes no naufrágio no Pará receberam a medalha da Ordem do Mérito Grão-Pará Grau Cavaleiro – Foto: Ascom Setram

Com informações do Governo do Pará