Arqueólogos encontram mosaico raro de 1.600 anos da era romana, na Síria

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Arqueólogos encontram mosaico raro de 1.600 anos da era romana, na Síria
Esse é o nono mosaico encontrado na região, porém, é o primeiro com detalhes tão reveladores. Fotos: Reprodução/Site/AP/ Omar Sanadik

Arqueólogos sírios descobriram um grande mosaico de 1.600 anos, da era Romana. Segundo pesquisadores, é a descoberta arqueológica mais importante da região desde o início do conflito na Síria, há 11 anos.

O grande mosaico, divulgado para na semana passada, tem 120 metros quadrados. Ele estava em um prédio antigo da Direção Geral de Antiguidades e Museus da Síria. A arte toda está intacta e é possível ver guerreiras amazonas da mitologia romana, Netuno, rei do mar, e 40 de suas amantes.

“Não há descoberta semelhante. Os detalhes e os nomes dos reis gregos que participaram da Guerra de Troia aparecem claramente”, disse Hummam Saad, diretor da agência governamental de pesquisas arqueológicas da Síria.

“A cena retratada é rica em detalhes”, “Isso inclui as roupas que usavam, suas armas, os cavalos em que estão montando, rostos, máscaras e armaduras”, afirmou.

Detalhes ricos

Esse é o nono mosaico encontrado na região, porém, segundo Hummam, é o primeiro com detalhes tão reveladores.

Apesar de não ser a obra mais antiga a ser encontrada na Síria, “é a mais completa e execepcional”, disseram os pesquisadores.

Hummam Saad lembrou que as escavações ainda não terminaram e, por isso, ainda não dá para identificar o tipo de instalação:

“Não podemos identificar o tipo da construção, se era um banheiro público ou outra coisa, porque ainda não terminamos a escavação”, disse Saad.

Desde que o conflito começou há 11 anos, patrimônios sírios foram saqueados e destruídos, incluindo a cidade de Palmira, um patrimônio da Unesco que possui colunas e artefatos da era romana com mais de dois mil anos.

Confira mais fotos dessa descoberta:

Foto: Reprodução/Site/AP/ Omar Sanadik

O mosaico raro de 1.600 anos da era romana encontrado na Síria – Foto: Reprodução/Site/AP/ Omar Sanadik

Foto: Reprodução/Site/AP/ Omar Sanadik

Foto: Reprodução/Site/AP/ Omar Sanadik

Foto: Reprodução/Site/AP/ Omar Sanadik

Foto: Reprodução/Site/AP/ Omar Sanadik

Com informações da PrensaLatina