Arqueólogos descobrem tumbas e sarcófago de chumbo sob Notre Dame

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Arqueólogos descobrem tumbas e sarcófago de chumbo sob Notre Dame
Catedral de Notre Dame, em Paris, onde foram descobertos tumbas de pedra e um sarcófago de chumbo sob o piso - Foto: Zuffe y Louis, CC license

Arqueólogos descobriram várias tumbas de pedra e um sarcófago de chumbo sob o piso da Catedral de Notre Dame, em Paris. Suspeitos de serem originários do século XIII, eles foram descritos como uma “notável descoberta científica”.

A descoberta consiste em várias tumbas e um “sarcófago em forma humana completamente preservado feito de chumbo”. Os escavadores acreditam que ainda contém restos humanos por lá.

A raridade foi descoberta embaixo do piso, durante os trabalhos preparatórios para reconstruir parte da torre da catedral destruída pelo incêndio de 2019.

Sarcófago de chumbo

O chumbo faz parte da história da catedral , e talvez não seja surpreendente encontrar um sarcófago feito desse material – os restauradores passaram anos limpando o metal tóxico de pedras e madeiras nas quais o metal pesado derreteu durante o incêndio.

O sarcófago havia se dobrado sob o peso dos detritos caindo do teto, mas ainda estava intacto, e os pesquisadores usaram uma minicâmera endoscópica para espiar dentro dele.

“Você pode vislumbrar pedaços de tecido, cabelo e um travesseiro de folhas no topo da cabeça, um fenômeno bem conhecido quando os líderes religiosos foram enterrados”, disse Christophe Besnier, o arqueólogo principal da descoberta.

“O fato de esses elementos vegetais ainda estarem dentro significa que o corpo está em muito bom estado de conservação.”

Junto com os túmulos e sarcófagos, restos de esculturas pintadas também foram encontrados, incluindo uma cabeça masculina barbada quase intacta, algumas mãos com mangas pintadas e vegetais esculpidos.

Um sistema de aquecimento de água quente do século XIX também foi encontrado.

A descoberta oferece uma excelente visão das práticas funerárias na França durante a Idade Média e é outro lembrete do valor daquele magnífico edifício da catedral, previsto para ser reaberto em 2024.

Veja:

O sarcófago de chumbo descoberto sob Notre Dame - Foto: Julien de Rosa/AFP/Getty Images

O sarcófago de chumbo descoberto sob Notre Dame – Foto: Julien de Rosa/AFP/Getty Images

Objetos antigos encontrados por arqueólogos sob a Catedral de Notre Dame. - Foto: Julien de Rosa/AFP/Getty Images

Objetos antigos encontrados por arqueólogos sob a Catedral de Notre Dame. – Foto: Julien de Rosa/AFP/Getty Images

Sarcófago de chumbo do século 14 descoberto sob a Catedral de Notre Dame - Foto: Julien de Rosa/AFP/Getty Images

Sarcófago de chumbo do século 14 descoberto sob a Catedral de Notre Dame – Foto: Julien de Rosa/AFP/Getty Images

Com informações do GNN e TheGuardian