Só Notícia Boa
Comercial

Cientistas brasileiros transformam água turva em potável com produto natural; 96% de eficiência

Rinaldo de Oliveira
14 / 07 / 2025 às 11 : 01
Cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criaram um produto natural que transforma água turva em potável, com eficiência de 96%. – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN
Cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criaram um produto natural que transforma água turva em potável, com eficiência de 96%. – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Cientistas brasileiros, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criaram um produto natural que pode revolucionar o tratamento de água no Brasil. Ele transforma água turva em potável, ou seja, propícia para o consumo humano.

Eles usaram um extrato da castanhola, uma árvore comum no litoral potiguar, e criaram um floculante natural capaz de transformar água turva em água potável, com eficiência comprovada de até 96,67% na redução da turbidez. Tudo de forma ecológica, sustentável e segura para o meio ambiente.

“O produto é tão eficiente quanto os produtos existentes no mercado, trazendo benefícios como redução de lodo e maior tempo de vida útil dos equipamentos evitando corrosão. E quando comparado aos químicos, que é a maioria disponível no mercado, quanto a seus problemas ambientais como poluição do lençol freático e problemas neurológicos, não traz qualquer malefício ao ambiente”, disse a professora Tatiane Kelly Barbosa de Azevêdo Carnaval, que lidera o projeto.

Comercial

Como funciona

A tecnologia atua no momento da floculação, uma das etapas de purificação da água, momento em que partículas pequenas são suspensas, formando flocos maiores e mais fáceis de serem removidos.

Essa agregação é facilitada pela adição de agentes químicos, justamente os floculantes, que ajudam a unir as partículas.

“A invenção situa-se na área de saneamento, no tratamento de água para clarificação de águas residuais para o consumo humano, tratamento de águas efluentes e remoção de turbidez de água.

Leia mais notícia boa

Alternativa aos coagulantes químicos

Segundo a professora, o produto é uma alternativa real aos coagulantes químicos usados hoje no tratamento de água.

As vantagens vão desde menor formação de lodo, preservação do pH até o aumento da vida útil dos equipamentos.

Tudo sem os riscos ambientais e de saúde causados pelos produtos tradicionais.

Testes comprovaram

Para comprovação do efeito coagulante para remoção de turbidez de água, os cientistas utilizaram amostras de água turva provenientes de um açude localizado na Escola Agrícola de Jundiaí.

Para se obter resultados, a turbidez foi aumentada com água barrenta do próprio local. A eficiência dos taninos cationizados foi comparada com um produto comercial, em procedimentos realizados no âmbito do Laboratório de Produtos Florestais Não Madeireiros.

“O resultado de turbidez obtido demonstra que o coagulante natural de Terminalia catappa é eficaz para ser utilizado no tratamento de água, diminuindo sua turbidez em até 96,67%. Já em relação ao grau de acidez da água, foi alcançado o valor mínimo estabelecido pela legislação, enquanto que com o produto comercial existente foi necessária a correção, já que ocorreu a acidificação da água”, contextualiza Tatiane Carnaval.

Patente registrada

O produto está em fase de aprimoramento para ganhar escala e, no futuro, pode se tornar uma solução de grande impacto, principalmente em regiões que enfrentam escassez de água, como o semiárido nordestino, informou a UFRN

O invento foi reconhecido com o Prêmio Inovação das Águas Potiguares de 2024 e já tem patente registrada no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Estudantes da UFRN durante experimento da água no laboratório na cidade de Macaiba. – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN
Estudantes da UFRN durante experimento da água no laboratório na cidade de Macaiba. – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial