Nasa capta ‘sorriso’ do Sol em imagem feita por telescópio

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Nasa capta ‘sorriso’ do Sol em imagem feita por telescópio
Parece um emoji de tão perfeito que ficou esse 'sorriso', captado pela Nasa num flagrante do Sol - Foto: Nasa

A Nasa captou uma imagem inusitada do Sol. Nela, é possível ver um ‘sorriso’ dessa grande estrela que aquece o planeta Terra. Parece um emoji, de tão perfeito que ficou. O flagra desse sorriso foi feito esta semana pela sonda Solar Dynamics Observatory da Nasa.

Na foto, na parte de cima, é possível ver duas manchas escuras circulares lado a lado, que lembram dois olhos. No centro tem uma ondulação que lembra um nariz. E mais abaixo, aparece um formato de meia-lua, que parece uma boca sorrindo. Juntos, é como se fossem um rosto humano.

O rosto, claro, é mais um caso de pareidolia — fenômeno quando enxergamos rostos em objetos. Mas isso não impediu que o perfil da agência espacial brincasse no Twitter, soltando um “Diga xis!” ao divulgar a imagem.

Explicação da Nasa

E a agência explicou do que se trata realmente:

“Vistas na luz ultravioleta, essas manchas escuras no Sol são conhecidas como buracos coronais e são regiões onde o vento solar rápido jorra para o espaço”, informou a Nasa, ao brincar com a foto em postagem nas redes sociais.

A Solar Dynamic Observatory (Observatório das Dinâmicas Solares, em tradução livre), foi enviada ao espaço pela Nasa em 2010 para coletar informações sobre o astro-rei.

Veja o post da Nasa:

Com informações de News Sky