Engenheiros criam chip 20 vezes mais rápido para internet ‘voar’

Chega de problemas com internet lenta! Um grupo de engenheiros da Dinamarca criou um chip ultraveloz que transmite o sinal de internet mais rápido do mundo!
Hoje, a média mundial de transmissão de dados é de menos de 1 gb por segundo. Com a nova tecnologia esse número é aumentado para 1 petabyte – que representa 1 milhão de gigasbytes – por segundo! É 20 vezes mais rápido que o ESnet6, a próxima atualização da rede científica usada por empresas como a NASA.
O sucesso do chip se dá por causa de um laser infravermelho, que transmite uma frequência que divide a luz em centenas de frequências ou cores diferentes.
Cada uma das cores, ou frequências, pode transportar dados modulando a amplitude deles, assim como a polarização. Isso aumenta a quantidade de informação transmitida por segundos melhorando a conexão com a internet.
Conexão ultra rápida
O novo chip foi projetado pelos Engenheiros da Chalmers University of Technology e da Technical University da Dinamarca.
Leif Katsuo Oxenløwe, que direcionou a criação, afirma que a tecnologia é escalável, ou seja, futuramente essa velocidade de transmissão ainda pode ser melhorada.
“Nossos cálculos mostram que – com um único chip e um único laser – poderemos transmitir até 100 Gb/s.”
A criação tem impressionado profissionais de tecnologia de diversos países, que já estão ansiosos para testar a tecnologia.
Leia mais notícias boas:
- 5G: sai lista completa de celulares compatíveis com a nova rede. O seu é?
- Engenheiros criam tinta mais branca do planeta que elimina ar condicionado
- Inédito: drone ajuda a levar órgãos para transplantes no Brasil
Conexão rápida para todos
Segundo Leif Katsuo Oxenløwe, o chip não é um recorde mundial de transmissão de dados, porque já foram criadas tecnologias mais rápidas. No entanto, essas tecnologias ficam acessíveis apenas para grandes hubs de internet e nunca chegaram ao consumidor final.
Inicialmente, até mesmo para facilitar os testes, a equipe de Leif disponibilizará o chip para esses hubs e datas centers, mas a ideia é, nos próximos anos, criar um chip que será distribuído para todas as pessoas.
“Temos a oportunidade de contribuir para alcançar uma Internet melhor para todos”, disse Leif.
Já queremos que chegue logo ao Brasil e, de preferência, que não seja caro!

Com informações de New Atlas