Eslovênia elege a primeira mulher presidente da história do país

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Eslovênia elege a primeira mulher presidente da história do país
Natasa é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente na Eslovênia - Foto: reprodução

Natasa Pirc Musar marcará a história da Eslovênia para sempre! Advogada, ela se tornou a primeira mulher eleita presidente do país. A candidata apoiada pela centro-esquerda, venceu o segundo turno neste domingo (13).

Natasa tem 54 anos e conseguiu 53,86% dos votos no segundo turno, enquanto o rival dela, o político de direita e ex-ministro das Relações Exteriores Andze Logar, obteve 46,14%, segundo dados da comissão eleitoral com base em 99% dos votos apurados.

“Farei o meu melhor para ser uma verdadeira presidente para todos, para trabalhar pelos direitos humanos e democráticos fundamentais e constitucionais e pela democracia”, disse a candidata eleita.

Diálogo como base do governo

Ao saber os resultados parciais da apuração dos votos, Natasa anunciou que, como presidente, “cultivará a cultura do diálogo”, que defenderá “a aproximação entre a esquerda, a direita, os verdes, os amarelos, os velhos e os jovens”.

“A Eslovênia merece mais. Merece uma presidente com ânimo. Toda a minha, vida lutei pelos mesmos valores, pelos direitos humanos, pelo Estado de direito, então não tive que me preparar para esta campanha”, disse.

Leia mais notícias boas:

Independência política

A nova presidente da Eslovênia é uma prestigiada advogada, jornalista e especialista em proteção de dados e transparência.

Natasa destacou na campanha o fato de nunca ter sido filiada a nenhum partido, o que garantiria a independência dela, embora se declare de centro-esquerda.

De fato, ela recebeu apoio neste segundo turno dos três partidos do governo: o Movimento Liberdade (GS) do primeiro-ministro liberal-ecologista Robert Golob, dos social-democratas (SD) e da esquerda (Levica).

No plano exterior, a futura presidente prometeu defender uma Eslovênia “no coração da União Europeia, com base no império da lei e na solidariedade”.

A candidata promete um país que pratique a cultura do diálogo - Foto: reprodução

A presidente eleita promete uma Eslovênia que pratique a cultura do diálogo – Foto: reprodução

Com informações de O Povo