Cavalo que ficou cego e foi incentivado bate três recordes mundiais do Guinness

O amor de uma tutora por seu cavalo o tornou um campeão, mesmo diante das dificuldades. Endo é um lindo cavalo da raça Appaloosa que ficou cego após uma doença nos olhos. Com o apoio da sua dona, Morgan Wagner, ele seguiu em frente e hoje bateu três recordes mundiais do Guinness Book.
Os dois são do estado de Oregon, Estados Unidos e a parceria começou quando Morgam tinha apenas 13 anos.
“Minha avó disse que eu poderia ficar com um de seus cavalos e escolhi o Endo. Ele tinha mais carisma e saltitava em volta dos outros cavalos”, contou a mulher ao Guinness World Record, o livro dos recordes.
A doença nos olhos
Aos oito anos de idade, Endo começou a lacrimejar e operar os olhos com frequência. Ele foi diagnosticado com uveíte recorrente equina, uma doença ocular crônica que causa dor devido à inflamação repetida da camada intermediária do globo ocular.
Apesar de fazer todo o tratamento certinho e as cirurgias, a doença progrediu e ele precisou ter os olhos removidos.
O amor cura
Mas, com muito carinho e amor, Morgan ensinou o Endo a se acostumar com a nova vida.
“Ele estava com muito medo no começo, então eu o levei para passear pelo celeiro e depois pela propriedade. Tudo em pequenos passos”, contou.
Recorde e inspiração
Endo bateu três recordes mundiais para cavalos cegos no final de outubro.
As conquistas dele foram de maior salto livre de um cavalo cego (106 cm de altura); maior número de mudanças de voo por um cavalo cego em um minuto (39 vezes) e tempo mais rápido de um cavalo cego ziguezaguear cinco posts (6,93 segundos).
Agora, com os títulos conquistados, Morgan espera que outros donos de cavalos cegos possam se motivar e apoiar seus animais a seguir em frente.
O amor transforma e cura mesmo! Aplausos para o Endo e a tutora!


Com informações de Guinness World Records