Gigante! Astrônomos descobrem a maior galáxia de todos os tempos

Uma verdadeira gigante do universo! Astrônomos conseguiram registrar a descoberta da maior galáxia de todos os tempos, com aproximadamente 16,3 milhões de anos-luz de comprimento.
O artigo explica que as rádio-galáxias gigantes são mais um mistério em um Universo cheio de mistérios. Elas consistem em uma galáxia hospedeira (que é o aglomerado de estrelas orbitando um núcleo galáctico contendo um buraco negro supermassivo), bem como jatos colossais e lóbulos que surgem do centro galáctico.
“Descobrimos o que é, em projeção, a maior estrutura conhecida feita por uma única galáxia”, comemorou o astrônomo Martijn Oei, do Observatório Leiden, da Holanda,
A Alcyneous é uma descoberta e tanto para a ciência! O registro de um achado dessa grandeza pode ajudar compreender melhor as galáxias gigantes – já que não se sabe porque algumas delas crescem para tamanhos absolutamente gigantescos.
A galáxia foi descoberta este ano, mas só agora foi divulgada. Para os envolvidos no estudo, foi importante manter os dados guardados até que as informações sobre o fenômeno fossem mais conclusivas.
Gigante do universo
A descoberta deste novo elemento espacial, destacam os cientistas, mostra nossa pouca compreensão desses colossos e o que impulsiona o incrível crescimento deles.
“Se existem características de galáxias hospedeiras que são uma causa importante para o crescimento de rádio galáxias gigantes, então as hospedeiras das maiores provavelmente as possuem”, escreveram os pesquisadores, liderados pelo astrônomo Martijn Oei, em artigo publicada na revista científica Astronomy & Astrophysics.
“Da mesma forma, se existem ambientes particulares de grande escala que são altamente propícios ao crescimento de rádio galáxias gigantes, então as maiores provavelmente residirão neles.”
Leia mais notícia boa:
- Telescópio James Webb descobre galáxias primitivas do começo do Universo
- Veja a galáxia mais antiga já registrada. Foto do telescópio James Webb
- ‘Dança’ de galáxias: telescópio captura fusão de 400 milhões de anos. Assista!
Maior que o sol
Martijn confirma que ainda precisa de mais estudos, mas pelo que foi coletado até o momento, as imagens mostram que a super galáxia tem cerca de 240 bilhões de vezes a massa do Sol, com um buraco negro supermassivo no centro com cerca de 400 milhões de vezes a massa do Sol.
“Assim, galáxias muito massivas ou buracos negros centrais não são necessários para o crescimento de grandes gigantes e, se o estado observado for representativo da fonte ao longo de sua vida, nem a alta potência de rádio”, disse o cientista.
Ele também afirmou que, provavelmente, a galáxia ainda não expandiu para o tamanho máximo.
Os pesquisadores acreditam que Alcyneous ainda está crescendo ainda mais, longe na escuridão cósmica.
Com informações de Revista Astronomy & Astrophysics

Brasileiro de 17 anos é contratado pela maior liga de beisebol do mundo
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas
Mulher que morou nas ruas ganha na loteria e paga compras de estranhos em supermercado
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR