Comida de avó faz bem à saúde e pesquisa explica o motivo. Veja!

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Comida de avó faz bem à saúde e pesquisa explica o motivo. Veja!
O cheiro da comida da avó também pode evocar memórias poderosas. Foto: Reprodução/Internet

Impossível negar: a comida da avó é a coisa mais gostosa desse mundo! E, segundo especialistas, a comida não é só gostosa, também faz bem à saúde devido a sua memória afetiva.

Mais do que o sabor caseiro da vovó aliado ao ingrediente principal, o amor, as delícias feitas pelas avós nos trazem felicidade e aquela sensação de colo.

Podem passar anos e anos, o cheirinho daquele bolo pudim, o gosto daquele feijão e da macarronada que só “ela” sabia fazer, despertará as memórias mais distantes e, consequentemente, reviveremos o sentimento de felicidade daquele momento.

A pesquisa

Paul Breslin, cientista nutricional da Rutgers University e da Moneli Chemical Senses Center, nos Estados Unidos, observa nos apaixonamos pela comida que nos desperta a felicidade e a comida da avó faz exatamente isso.

E tem mais. Uma pesquisa descobriu que procuramos comer mais do que gostamos quando nos sentimos sozinhos.

Por exemplo, o purê de batatas da avó pode fazer lembrar dos feriados e reuniões em família. Um bolo com cafezinho pode lembrar dos cafés da tarde com a avó enquanto assistia com ela um filme da “Sessão da Tarde”. (que saudade!)

Essas lembranças, essas comidas tornam-se nossas companhias nos dias mais solitários e acalentam o nosso coração.

Sabor e cheiro nos levam a viagem ao tempo

Outro dado da pesquisa é que também somos atraídos por alimentos que comíamos logo no início da vida, e eram preparados por pessoas que cuidaram de nós.

Isso pode ajudar a explicar, por exemplo, o amor coletivo pela canja de galinha com macarrão, preparada pelos pais para alimentar os filhos quando doentes.

O cheiro da comida também pode evocar memórias poderosas. A parte do cérebro responsável por processar o odor está diretamente ligada às amígdalas, neurônios responsáveis pelas emoções, e ao hipocampo, região das memórias.

E nossa memória para cheiros é duradoura e precisa, especialmente quando se trata de cheiros aos quais fomos expostos pela primeira vez na infância. É por isso que você pode sentir o cheiro do bolo de fubá no forno, por exemplo, e ser imediatamente transportado de volta para os dias em que comia na casa da sua avó.

Bate uma saudade, não é mesmo? Que tal, hoje, fazer um bolinho e tomar o café da tarde enquanto dá uma pausa para assistir a Sessão da Tarde? Ou fazer aquele doce que só a sua avó fazia?

Com informações de CBN Vitória e O Globo

Bolo pudim, receita especial para dias especiais. Reprodução: Internet

Bolo pudim, receita especial para dias especiais. Reprodução: Internet