Alunos brasileiros criam braço robótico para ajudar crianças com paralisia. VÍDEO

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Alunos brasileiros criam braço robótico para ajudar crianças com paralisia. VÍDEO
Alunos de Etecs de São Paulo criam um braço robótico que vai ajudar crianças com paralisia. - Fotos: Reprodução/Vídeo

Essa garotada é o nosso futuro! Alunos criaram um projeto incrível de um braço robótico para auxiliar crianças com paralisia cerebral nas fisioterapias. O equipamento é capaz de reproduzir movimentos humanos em tempo real.

E todos são brasileiros, estudantes de Escolas Técnicas de São Paulo (ETECs), que são instituições de ensino médio, técnico e integrado.

O protótipo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e foi apresentado na 7ª edição do Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais. “Foi incrível. Nosso projeto foi reconhecido como o melhor da sessão em Neuroreabilitação, apesar de estarmos em meio a muitos projetos de pós-graduação”, afirmou Eric Frazão, de 17 anos, em nota.

Em seguida, Frazão acrescentou que: “Acredito que essa participação foi importante para trazer mais confiança e maturidade, tanto individual quanto em grupo”.

Leia mais notícias boas

O braço robótico

Sob a orientação do professor Jean Mendes, os jovens da Etec, Caroline Brito, Eric Frazão e Gabriel Mera desenvolveram o braço robótico que é capaz de reproduzir, em tempo real, movimentos humanos.

Cada gesto que a pessoa faz, é captado e enviado ao protótipo, por meio de radiofrequência, e o equipamento imita a movimentação.

Na fisioterapia infantil, o projeto poderia auxiliar os pacientes em reabilitação por meio de atividades lúdicas.

“Por exemplo, a criança agarra uma bolinha e coloca em uma caixa, e o braço robótico imita esse movimento”, disse Eric Frazão.

Depois, o estudante detalhou: “Essa atividade contribui para desenvolver a parte cognitiva e motora, reduzindo as consequências da paralisia cerebral e promovendo a independência do paciente em tarefas do dia a dia”.

Confira o vídeo dos alunos que mostra como funciona esse incrível braço robótico:

 

Com informações de Canaltech.