Três queijos brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo. Veja ranking!

Três queijos brasileiros foram selecionados entre os 100 mais saborosos do mundo! São o canastra (11º lugar), o coalho (39º) e o queijo Minas (93º).
A avaliação criteriosa foi feita pela plataforma internacional Taste Atlas, enciclopédia que cataloga comidas ao redor do globo e elabora listas gastronômicas de acordo com as avaliações da própria audiência.
Na lista dos 10 campões, estão sete italianos, um francês, um polonês e um português.
No topo estão três da Itália: parmigiano reggiano (1º), da região de Parma, burrata (2º), da Apúlia, e grano padano (3º), da Lombardia.
Os brasileiros campões
- Canastra (11º)
Tem o nome da Serra da Canastra, região no sudeste de Minas Gerais onde é feito, e deixou para trás nomes como Mozzarella e Gruyère. É produzido a partir do leite de vaca cru, ordenhada na mesma propriedade onde fica a queijaria.
O queijo cilíndrico é semiduro ou ligeiramente mais macio, e seu sabor é levemente ácido e ligeiramente picante.
Tradicionalmente, a Canastra matura por 21 dias, mas alguns produtores deixam maturar ainda mais, até 40 dias, quando seu sabor lembra o do Grana Padano. Antigamente, o queijo era feito para ocasiões especiais, como visitas de reis e capitães.
Em 2008, o método de produção do Queijo Canastra Artesanal foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
- Coalho (39º)
É um queijo de leite de vaca tradicional do nordeste, em que se destaca pela textura firme e elástica, muito consumido como petisco, principalmente nas praias nacionais. Caracteriza-se pela sua textura firme mas elástica e pela sua cor ligeiramente amarelada.
O coalho costuma ser vendido em espetos para assar, pois resiste a altas temperaturas e não derrete com facilidade.
O sabor é salgado e ácido, tornando-o um petisco ideal em inúmeras praias brasileiras, onde costuma ser grelhado e polvilhado com orégano.
- Queijo Minas (94º)
Queijo artesanal elaborado com leite cru de vaca, caracterizado por textura macia, esponjosa e com umidade, com sabor suave e levemente salgado dependendo do grau de maturação e da região de produção.
Leia mais notícias boas
- Queijos brasileiros melhores do mundo! 15 medalhas em concurso internacional
- Queijos brasileiros ganham concurso na França: 57 medalhas
- Leite excedente é transformado em queijo para famintos
Veja a seguir os 10 melhores
- Stracciata (10º)
É um queijo italiano artesanal produzido em Molise. É feito de leite de vaca. A coalhada é cortada ou rasgada e depois esticada em tiras que podem ser dobradas ou trançadas. Embora a stracciata seja geralmente branca como a neve, na primavera e no verão ela desenvolve uma tonalidade amarelada.
Por fora é amanteigado, suave, doce, fresco e levemente salgado, enquanto por dentro é leitoso e picante. O queijo derrete facilmente na boca, deixando no paladar notas de manteiga derretida quente. O nome stracciata é derivado do verbo stracciare , que significa rasgar .
- Bundz (9º)
É um queijo polonês feito de leite de ovelha. O queijo é produzido nas regiões montanhosas do país. É uma reminiscência de queijo cottage em sabor e textura, e tem um sabor suave e fresco. O soro de leite restante criado na produção de bundz é usado para a preparação de uma bebida azeda polonesa tradicional chamada żętyca .
- Gorgonzola (8º)
É uma variedade italiana tradicional de queijo gorgonzola azul feito de leite de vaca pasteurizado. Por baixo de sua casca natural mofada, a textura é quebradiça e compacta, com veios azuis correndo por toda a pasta. Os aromas são picantes e pungentes, enquanto os sabores são acentuados, fortes, intensos e cremosos, ao contrário da versão Gorgonzola dolce.
Este queijo picante geralmente é deixado para envelhecer por um período mínimo de 80 dias. Recomenda-se emparelhar gorgonzola piccante com rum, porto ou hidromel.
- Coutance (7º)
Também chamado de queijo celestial , o St. André é um queijo francês de creme triplo feito com leite de vaca. Originou-se de Coutances na região da Normandia. Por baixo de sua casca comestível florescente, há um corpo denso e de textura cremosa com aromas e sabores suaves e ricos que podem ser melhor descritos como azedo, picante, amanteigado e salgado.
Por ser aprimorado com a adição de creme de leite, seu teor de gordura é bastante alto – normalmente 75%. Recomenda-se acompanhá-lo com pão estaladiço, fatias de pêra ou um copo de rosé leve e frutado.
- Pecorino Toscano (6º)
No século XV, quando a produção de Pecorino começava na primavera, essa iguaria toscana era chamada de Cacio Marzolino , que significa queijo de março. Atualmente é produzido em Lazio e Umbria, regiões vizinhas da Toscana, e está disponível o ano todo como Fresco (fresco) ou Stagionato (madurecido por pelo menos 4 meses).
Este queijo macio a semiduro é feito com leite integral de ovelhas que se alimentam de pastagens situadas entre os Apeninos e o Mar Tirreno. Em comparação com outras variedades de queijo Pecorino, o Toscano é apenas brevemente salgado e, portanto, mantém seu sabor delicado e doce.
- Serra da Estrela (5º)
É um queijo de pasta semimole elaborado com leite de ovelha das raças Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira . A ordenha é feita à mão, após o que o leite é aquecido, salgado e coalhado com extrato de cardo.
A coalhada é transformada em queijos, que são deixados para amadurecer em condições úmidas e frias. O queijo tem um interior cremoso e semi-macio de cor branco-amarelada, enquanto seu sabor é limpo, doce e levemente azedo. Este queijo é o produto alimentar mais antigo e tradicional de Portugal com reconhecimento internacional.
- Mussarela de Bufala Campanha (4º)
Embora existam muitos queijos mussarela de búfala feitos com uma combinação de búfala e leite de vaca, para serem rotulados como tal, a verdadeira mussarela di bufala campana deve ser feita com 100% de leite de búfala doméstico e produzida na Campânia ou na vizinha Lácio, Apúlia e regiões de Molise.
O leite de búfala é conhecido por ser mais rico em cálcio e proteína e menor em colesterol, o que torna este queijo muçarela particularmente apreciado e procurado. A mussarela de búfala sempre vem embalada em salmoura; tem sabor suave, mas levemente azedo, e acompanha bem diversos antepastos italianos, principalmente clássicos como a salada Caprese.
- Stracchino di Crescenza (3º)
É um queijo italiano que normalmente feito com leite de vaca, mas também pode ser com leite de búfala. A textura do stracchino é cremosa e amanteigada, por isso é frequentemente usado para espalhar. Os sabores são suaves, frutados, cremosos e doces.
Embora hoje em dia esteja associado às regiões da Lombardia, Piemonte, Ligúria e Veneto, foi produzido pela primeira vez no vale do Pó na Lombardia. Recomenda-se servir stracchino com frutas frescas ou frios e acompanhá-lo com um copo de vinho branco frutado.
- Burrata (2º)
A palavra “burrata” significa literalmente amanteigado. É um queijo artesanal da região de Puglia, no sul da Itália, especialmente das províncias de Bari e Barletta-Andria-Trani, feito artesanalmente com leite de vaca, coalho e creme de leite.
Acredita-se que o queijo foi criado por Lorenzo Bianchino Chieppa, um queijeiro que teve a ideia de formar uma casca de mussarela esticada e recheá-la com creme delicioso e rico e pedaços menores de sobras de mussarela.
O resultado foi uma verdadeira iguaria com o interior mais cremoso e um rico sabor a leite fresco, que rapidamente se tornou extremamente popular. A burrata deve ser comida o mais fresca possível – idealmente dentro de 24 horas após ser feita.
- Parmigiano Reggiano (1º)
É feito com leite cru e semidesnatado de vacas que pastam em capim fresco e feno. Tem uma textura dura e arenosa e seus sabores variam de nozes a robustos e levemente picantes, dependendo do tempo de maturação do queijo.
As origens do Parmigiano Reggiano remontam à Idade Média, quando os monges beneditinos e cistercienses recuperaram os pântanos do Vale do Pó e começaram a produzir este queijo muito apreciado, que mais tarde recebeu o nome da cidade de Parma, seu local de origem.
 
     
    Veja aqui na plataforma Taste, as imagens e características dos queijos vencedores.

 Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR