Menina de 5 resgatada dos escombros do terremoto vira símbolo de esperança na Turquia

Duas semanas após o pior terremoto da história da Turquia e região, uma garotinha de 5 anos vira símbolo de esperança e otimismo. A menina Muhammet Ruzgar foi resgatada 24 horas de ficar coberta por concreto, ferro retorcido e poeira, na cidade de Hatai (Turquia).
As imagens emocionam: a criança é socorrida e rapidamente cercada por cuidado e carinho pelos resgatistas. A foto que corre o mundo (veja abaixo) inspirou o artista brasileiro Arisson Tavares, do Só Notícia Boa, que fez a charge acima.
O resgate da garotinha trouxe mais fôlego para os socorristas que trabalham utilizando, muitas vezes, apenas as mãos com receio de ferir alguém que ainda esteja sob os escombros como ocorreu com Ruzgar.
Logo depois de encontrar a menina, as equipes de resgate usaram equipamentos leves e as mãos para retirar o entulho que a cobria. As retroescavadeiras e outras máquinas pesadas são evitadas em áreas em que os socorristas acreditam que vão achar pessoas vivas.
Símbolo
O resgate da menina Muhammet Ruzgar é simbólica porque ao menos 5.600 prédios desabaram na Turquia e Síria, que foram atingidas pelo abalo o terremoto de 7,8 graus na escala Richter.
Em muitos destes edifícios que eram residenciais, os moradores dormiam no momento da catástrofe.
A história da menina Muhammet se assemelha à de outra garota, de 6 anos, encontrada com vida na mesma cidade. Ao ser resgatada, essa outra criança chorou e gritou pela mãe, ainda desaparecida.
Leia mais notícias boas
- Israel manda ajuda humanitária à Síria e à Turquia após terremotos
- Anônimo doa R$ 150 milhões para vítimas do terremoto na Turquia e Síria
- Mãe e bebê são salvos após 4 dias soterrados em escombros na Turquia
Vítimas
De acordo com as autoridades, os tremores de terra que atingiram a região desde o último dia 6, deixaram mais de 46 mil mortos. Segundo dados divulgados pelo governo turco, 40.642 pessoas morreram no país. Na vizinha Síria, são 5.814 mortos desde o dia 6 de fevereiro.
O governo sírio ainda enfrenta dificuldades para retirar o corpo de pessoas que moravam em áreas dominadas por rebeldes. O país vive uma guerra civil há mais de uma década.
Um comboio de 14 caminhões da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) conseguiu entrar no noroeste da Síria neste domingo (19) para ajudar nas operações de resgate.

Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Idosos de abrigo pedem presentes simples de Natal e comovem as redes
Caminhoneiro salva gatinho preso no poste com ideia incrível; vídeo
Filhote órfão de lontra resgatado e devolvido ao lago sempre volta para visitar o pai adotivo; vídeo
Brasileira adota menino com TDAH, fica grávida e hoje ele cuida da irmãzinha com autismo; vídeo
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal