Dívidas? Mutirão para renegociar começa nesta quarta, 1º de março

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Dívidas? Mutirão para renegociar começa nesta quarta, 1º de março
O mutirão de dívidas da Febraban vai ajudar brasileiros a quitar de débitos e limpar o nome. - Foto: Pixabay

Tem dívidas atrasadas? O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que começa nesta quarta, 1º de março em todo o Brasil, é a oportunidade para se livrar dessa dor de cabeça!

A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

A ideia é oferecer aos consumidores a oportunidade de negociar com bancos as dívidas que estiverem em atraso. A campanha vai até 31 de março, e durante a negociação, os bancos poderão ofertar descontos e prazos especiais de pagamento.

São elegíveis para a negociação dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia.

Tem dívidas? Veja como participar do Mutirão

A negociação pode ser feita diretamente com o banco ou financeira pelos canais oficiais da instituição ou pelo portal Consumidor.gov.br, que pode ser acessado por meio da conta Gov.br prata ou ouro do consumidor.

Na página sobre o Mutirão Nacional, é possível encontrar vídeos que orientam sobre como acessar o portal, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação.

A renegociação de dívidas geralmente ocorre por meio de alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, obtenção de recursos adicionais ou migração para outras modalidades de crédito mais baratas.

Leia mais notícias boas:

Brasileiros menos endividados 

No último Mutirão, realizado entre 1º e 30 de novembro de 2022, 2,325 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, trazendo alívio financeiro imediato para consumidores endividados.

Com isso, o número total de contratos em atraso repactuados pelo sistema bancário no período da pandemia, entre março de 2020 e novembro de 2022, chegou a 24,3 milhões, com saldo devedor de R$ 1,3 trilhão e parcelas suspensas de R$ 200 bilhões.

Para participar do Mutirão Nacional, pessoas físicas devem ter dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, contraídas de bancos ou instituições financeiras e que tenham condições de quitar o valor que será negociado.

Pessoas superendividadas devem procurar orientação dos órgãos de proteção e defesa do consumidor sobre o tratamento previsto na Lei 14.181, de 2021. A lista das instituições participantes do Mutirão Nacional pode ser consultada na página Meu Bolso em Dia.

Ao acessar a plataforma Registrato, do Banco Central, o consumidor pode consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome. Depois, pode utilizar uma das Planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu Bolso em Dia para descobrir o valor com que poderá contar para pagar suas dívidas.

Na ocasião da negociação com a instituição credora, o consumidor interessado deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas para a sua quitação. Se concordar com o que foi proposto, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, pode fazer contrapostas para chegar a um acordo que caiba no seu bolso.

Veja o passo a passo para participar do mutirão. - Foto: reprodução Febraban

Está com dívidas? O mutirão tem um passo a passo para você participar. – Foto: reprodução Febraban

Com informações de Febraban.