Mulheres empresárias! Número bate recorde no Brasil, revela Sebrae

Elas estão com tudo! Um novo estudo mostra que a participação de mulheres empresárias no mercado de trabalho bateu recorde, com mais de 24 milhões de brasileiras.
Além disso, a pesquisa revela que as empreendedoras estudam 16% a mais que os homens e dedicam, em média, 8 anos para a formação na área. Elas são feras, né?
Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), publicada pelo Sebrae em 2019, mostra que o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras do mundo!
O desafios
Apesar de estarem crescendo no ramo, as mulheres ainda encontram desafios em conciliar o trabalho com o lar. Por muitas vezes sendo as chefes da família, muitas dessas empresárias lutam para manter tudo em ordem, em dois turnos: nos negócios e em casa.
É o caso da Noely Bezerra da Silva, proprietária de um salão de beleza no Meio-Oeste catarinense. Casada há 20 e mãe há 14 anos, ela concilia a vida familiar com a expansão do negócio.
“Procuro programar bem meu dia a dia, acordo cedo e organizo o café de casa, às 08h30 estou no salão, saio às 11h30/12 horas vou para casa preparar o almoço que já dei início na noite anterior”, afirmou.
Mesmo assim, Noely não se deixa abater pela rotina. Empresária desde 2013, ela é uma das mulheres empresárias que começaram na cara e coragem há mais de 20 anos.
Agora, a mãe e empresária empodera as mulheres ao seu redor: “A mulher desconhece a força que tem, que tudo que ela se propõe, se for com garra e determinação, ela consegue”, relata.
Leia mais notícias boas:
- Mulheres poderosas! 7 séries que você não pode perder
- Após 6 décadas, mulheres na Serra Leoa agora podem possuir terras
- Mulher processa ex e ganha indenização milionária por 27 anos de serviço doméstico
Cenário positivo
Dominado por homens, o mercado de trabalho pode por muitas vezes ser bastante desafiador para as mulheres empreendedoras. Mesmo positivo, o cenário ainda requer mudanças.
De acordo com Sueli Bernardi, gerente regional do Sebrae Meio-Oeste, existem programas para impulsionar o crescimento do empreendedorismo feminino.
Através do Sebrae Delas, programa institucional da empresa, o intuito é tornar as mulheres cada vez mais competitivas para tomarem o espaço que lhes foi tirado.
Nas palavras de Sueli, a força da mulher no mercado cresce em todo o mundo, não só no Brasil. “E falando no universo feminino, quero parabenizar todas as mulheres, pois neste dia 8 comemoramos o Dia Internacional da Mulheres”, finalizou.
Com informações de Sebrae.

Conheça o cão gari que ajuda a limpar cidade e usa até uniforme
Carteira do Idoso: veja como tirar para ter cultura e transporte de graça
Garoto autista brasileiro com foco em automobilismo é vice-campeão de kart
Gêmeas são aprovadas em 1º lugar em Medicina e Direito na UFSM
Campanha de fotos em caixa de leite ajuda a encontrar pessoas desaparecidas no Brasil
Histórico! Lucas Pinheiro conquista a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno
Jovem com paralisia cerebral termina faculdade de Desenvolvimento de Sistemas e comemora
Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Shakira grava vídeo sobre show em Copacabana, no Rio, assista
Brasileiro de 8 anos é convocado para representar o país no Mundial de Karatê na Itália
Ilia Malinin, o “Deus dos saltos quádruplos” se levanta após queda e leva ouro na Olimpíada de Inverno