Cochilo de 30 minutos pode melhorar humor e a memória, revela estudo

Sabe aquela sonequinha no meio da tarde? Agora tem mais um motivo para aderir à pratica! Um novo estudo publicado na conceituada revista SLEEP mostra que um cochilo de 30 minutos traz uma série de benefícios para nossa saúde.
Entre eles, a sonequinha em feitos no humor e ganhos para a memória! Mas tem que dormir mais de meia hora para conseguir os resultados.
O estudo foi feito pelo Centro do Sono e Cognição da NUS Medicine, da Universidade Nacional de Singapura, país asiático.
A pesquisa
Os 32 voluntários que participaram do estudo tiveram seu humor, grau de sonolência e desempenho cognitivo acompanhados em intervalos de 5, 30, 60 e 240 minutos, após despertar dos cochilos da tarde.
Os jovens e adultos foram submetidos a quatro diferentes condições: vigília, soneca de 10 minutos, soneca de 30 minutos e soneca de 60 minutos, tudo isso em dias separados.
Os pesquisadores compararam o tempo do sono efetivo e o cochilo, com a ajuda da polissonografia, um exame que ajuda a medir a qualidade do sono.
Essa comparação permitiu aos pesquisadores definir uma quantidade de tempo exata para os cochilos no meio da tarde. Que baita pesquisa, hein?
O objetivo era conseguir determinar os benefícios do sono ao longo de todos esses momentos. A pesquisa também buscou traçar os efeitos da soneca na memória.
Leia mais notícias boas
- Cochilo à tarde melhora nosso desempenho no trabalho, revela Nasa
- Tirar soneca deixa a gente mais feliz, descobre ciência
- Cochilo depois do almoço reduz risco de infarte
Os resultados
Os participantes levavam de 10 a 15 minutos para adormecer. Quando comparado com a vigília, todas as durações de soneca que variam entre 10 e 60 minutos, trouxeram benefícios no humor dos voluntários e no estado de alerta.
No geral, o tempo de cochilo foi positivo para o estado mental dos pacientes, mas apenas o intervalo a partir de 30 minutos pode oferecer maiores benefícios na codificação da memória da pessoa.
Assim, os pesquisadores concluíram que esse é o período mínimo necessário de cochilo para quem quer ter ganhos de memória.
Benefícios do sono
De acordo com a Universidade Nacional de Singapura (National University of Singapore), os benefícios do cochilo ainda não são tão conhecidos.
Segundo integrantes da universidade, as pessoas têm o instinto sobre os benefícios da soneca, mas a pressão para otimizar o tempo no dia de trabalho impõe restrições, impedindo o cochilo, daí a importância da pesquisa.
O estudo foi liderado pelos pesquisadores Ruth Leong e Michael Chee, ambos do Centro de Sono e Cognição.
Com informações de Medicine NUS.

Injeção antienvelhecimento regenera cartilagem do joelho e previne artrite; terapia inovadora
Tratar hérnia de disco sem cirurgia; técnica de médico brasileiro usa injeção na coluna
Nova injeção faz células imunes combaterem tumores com câncer
Folha de quebra-pedra será o 1º remédio fitoterápico do SUS
Anvisa aprova novo medicamento para prevenção do HIV: é semestral
Autismo pode ser evolução biológica do cérebro humano, diz estudo
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas