Programa Mais Médicos vira Mais Saúde para o Brasil e será relançado hoje

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Programa Mais Médicos vira Mais Saúde para o Brasil e será relançado hoje
O programa Mais Médicos ganhará um novo formato em 2023! - Foto: reprodução

O programa Mais Médicos, rebatizado de Mais Saúde para o Brasil, será relançado, nesta segunda-feira (20/03), pelo governo federal. A ideia é dar prioridade para brasileiros e com atuação de profissionais de distintas áreas como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais nas equipes.

A confirmação foi feita, nas redes sociais, pelo ministro ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta.

“Além de ampliar o número de profissionais na saúde, [o programa] vai trabalhar para melhorar o SUS com investimentos para construção e reformas de Unidades Básicas, ampliando o atendimento no Brasil”, destacou o ministro no perfil no Twitter.

Relançamento

O programa vai ser lançado, em cerimônia, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é ampliar a rede de atendimento à população com a atuação de dentistas, enfermeiros e assistentes sociais.

Na publicação no Twitter, Pimenta disse que vai ser dada “prioridade para médicos brasileiros”. No passado, houve um incentivo à vinda de cubanos, bolivianos e colombianos para o Brasil.

De acordo com o ministro, o programa, criado pela então presidente Dilma Rousseff,  foi responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros.

Leia mais notícias boas:

Desproporção

No Brasil, o que há é uma desproporção de atendimentos médicos por localização de pacientes, segundo o próprio Conselho Federal de Medicina (CFM).

Estudo, publicado pelo CFM em 2020, informa que o Brasil tem mais do que o dobro de médicos que tinha no início do século. Em 2020, eles somam 502.475 profissionais.

A relação de médico por mil habitantes também, na média nacional, passou de 1,41 para 2,4. O dado está no estudo Demografia Médica no Brasil 2020, resultado de uma colaboração entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP).

Os dados apontam que a proporção de médicos por habitantes no Brasil é superior à do Japão e se aproxima dos índices dos Estados Unidos (2,6), Canadá (2,7) e Reino Unido (2,8).

Com informações do CFM