Vovó de 102 anos dá aulas de ginástica em casa de repouso. Olha ela!

-
Por Newton Assis
Imagem de capa para Vovó de 102 anos dá aulas de ginástica em casa de repouso. Olha ela!
A vovó de 102 anos é conhecida por não dar folga para os preguiçosos em suas aulas de ginástica! - Foto: Elk Ridge Village Senior Living

Nunca parar! Uma vovó, de 102 anos, até hoje dá aulas de ginástica em uma casa de repouso quatro vezes por semana! Ela virou exemplo de vitalidade no lar onde vive com homens e mulheres de idade avançada.

Todas as vezes que Jean Bailey, de Nebraska, Estados Unidos, grita “Nado de costas!” as 12 mulheres que acompanham as aulas obedecem com disciplina! A instrutora surpreende pela agilidade. Ela rapidamente começa a girar os braços e dá ritmo à aula.

Sem corpo mole, a idosa espera que todos sigam o exemplo e deem o melhor de si nas aulas fitness.“Quando eu envelhecer, vou parar”, costuma brincar Jean, de 102 anos!

Instrutora durona

Jean mora nos aposentos independentes da instalação e dá aulas de ginástica quatro vezes por semana há cerca de três anos. A idosa diz que não tem vontade de desacelerar por nada!

A idosa é uma “instrutora durona” nas aulas e não pega leve nem com os alunos que possuem artrite ou outras doenças que limitam a movimentação. Segundo ela, eles podem fazer alongamentos ao invés de ficarem parados.

“Eles me provocam e dizem que sou má, porque quando fazemos exercícios, quero que façam direito e usem seus músculos”, brincou.

Apesar da fama, os alunos nunca deixam de faltar às aulas e amam a professora. “As meninas parecem perceber o que vou fazer por elas”, disse ela.

Mexendo o esqueleto

A ideia de Jean em abrir uma aula de ginástica na casa de repouso onde mora começou em 2020 durante a pandemia da Covid-19. Ela percebeu que os outros idosos estavam presos dentro dos quartos e precisavam mexer os esqueletos!

Naquela época, Jean já possuía 99 anos e era uma das mais velhas da instituição. Porém, ela não deixou se intimidar pelos mais novos e planejou a classe.

Com a mente jovial, a idosa sempre quis se manter ativa, mesmo em tempos de isolamento. Então, ela convidou os vizinhos a pegar suas cadeiras e fazer exercícios no corredor do prédio mesmo.

“Eu realmente sinto que se você não mantém sua mente e corpo ocupados, então por que você está aqui?” perguntou Jean.

Leia mais notícias boas:

Aulas

As sessões de ginástica começam às 9h45 em ponto, mas Jean dá uma “colher de chá” para os atrasados. A idosa leciona aulas de 30 minutos às segundas, quartas, quintas e sábados.

E mesmo com os horários apertados, a idosa sempre mantém a fé e começa as sessões com uma oração para que tudo ocorra bem e ninguém se lesione!

Os alunos de Jean fazem pelo menos 20 tipos de alongamentos para a parte superior e inferior do corpo, incluindo giro do pescoço, apontar e flexionar os pés e curvar-se para tocar o chão. Todos os movimentos são guiados por ela.

“Chegamos bem perto lá em nosso andar”, disse ela motivada. “Um de nós faria algo por qualquer um. Nós realmente acompanhamos um ao outro.”

“Você move todas as partes do seu corpo, absolutamente, das mãos aos dedos dos pés”, disse Jean. - Foto: Elk Ridge Village Senior Living

“Você move todas as partes do seu corpo, absolutamente, das mãos aos dedos dos pés”, disse Jean, a vovó de 102 anos que dá aulas de ginástica!. – Foto: Elk Ridge Village Senior Living

Com informações de Washington Post