Brasília vai ter praia? Não, mas linha de trem vai ligar o DF ao ES

Falam que Brasília para ser perfeita só falta ter praia… Agora ao que tudo indica este desejo vai se tornar meia realidade! A capital federal vai ganhar uma ferrovia que ligarrá Santa Maria (DF), região administrativa a 26 km da capital federal, ao litoral do Espírito Santo, no município de São Mateus.
A informação foi publicada pelo Ministério dos Transportes no Diário Oficial da União (DOU). Depois de pronta, será a maior ferrovia privada do país.
O projeto foi batizado de “Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek”. A estimativa é investir R$ 14 bilhões em mais de 1.000 km de extensão. A distância entre Santa Maria (DF) a São Mateus (ES) é de aproximadamente 1.310 km.
Minas, Espírito Santo e Brasília
A descrição do projeto prevê a ligação do município de São Mateus (ES) a Santa Maria (DF) passando pelos Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo.
A iniciativa está no programa de isenção de impostos, nos projetos contidos no Marco Legal das Ferrovias.
Marco Legal das Ferrovias
Dentro do marco Legal das Ferrovias, o projeto pretende ampliar a malha ferroviária do país pela iniciativa privada.
A legislação usa o instrumento da outorga por autorização para garantir que a iniciativa privada assuma todo o risco de colocar o projeto em pé.
Agora falta saber se a linha de trem que levará Brasilia até a praia será exclusiva para trens de carga ou passageiros também poderão fazer a rota.
O projeto aprovado será realizado pela Petrocity Ferrovias Ltda, que não deu prazo para início e término da obra.
A Petrocity terá 30 dias para informar ao ministério sobre a conclusão ou pedido de cancelamento do projeto.
Leia mais notícias boas
- Obra do maior túnel ferroviário do mundo é inaugurada na Suíça
- Ferrovia Norte-Sul ganha mais 800 km: de Goiás ao Maranhão
- Tem 60+? Veja como viajar de graça em ônibus e trem no Brasil
Malha ferroviária brasileira
No país há atualmente pouco mais de 28.276km de ferrovias para tráfego, voltadas sobretudo para o transporte de minérios e grãos.
Destaque para o Mato Grosso do Sul, com 67,95km de ferrovia por 10 mil habitantes e Rio Grande do Sul, com 28,50km.
O governo federal atua de forma intensa nas concessões para a iniciativa privada ajudar no crescimento da malha ferroviária do país.
Ao todo, já foram mais de R$ 85 bilhões de investimentos, destinados principalmente à reforma de material, aquisição de novas tecnologias, qualificação das operações e capacitação profissional.

Com informações de Portal 27 e Antf.