Brasileiro ganha prêmio de “Melhor pizza da Europa fora da Itália”. Veja!

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Brasileiro ganha prêmio de “Melhor pizza da Europa fora da Itália”. Veja!
O brasileiro apostou tudo no Velho Continente e conseguiu. Rafael Panatieri ganhou o prêmio da melhor pizza do mundo na Europa! Foto: Reprodução Sartoria.

Quando um chef brasileiro decidiu fazer gastronomia aos 17 anos, não esperava que 20 anos depois ganharia o prêmio de a “Melhor Pizza da Europa fora da Itália”. O 50 Top Pizza é um ranking especializado no ramo das melhores pizzas do mundo.

Rafael Panatieri é natural de Rio Pardo (RS) e mora na Europa há 15 anos. Em Barcelona, na Espanha, o chef e o sócio Jorge Sastre comandam a Sartoria, uma pizzaria conhecida pelos ingredientes frescos e de qualidade.

O carro-chefe da pizzaria deles é preparado com salsa, tomates cereja assados, muçarela e manjericão holandês – escolhido como destaque em 2023.

Trabalho e dedicação

A premiação não veio atoa, Rafael se dedicou bastante para realizar o sonho.

Prestes a cursar medicina veterinária no Brasil, o rapaz decidiu aos 17 anos que queria seguir carreira na gastronomia.

Depois de diversos cursos e experiências em restaurantes profissionais no país, Rafael decidiu que era a hora de mudar. A Europa o aguardava.

Com os documentos em mãos, aos 22 anos, Rafael desembarcava em Milão, Itália.

“Foram quatro anos no país, mas eu e minha esposa Ana Carolina Wunderlich conhecemos Barcelos, após uma viagem para passar o Natal. Gostamos da cidade e resolvemos nos mudar para lá, onde construí minha família”, disse.

A ideia de abrir a Sartoria Panatiera veio de uma conversa com o amigo e sócio madrileno, Jorge. Os dois são entusiastas de uma gastronomia com ingredientes frescos e plantam alguns dos ingredientes que usam.

Melhor pizza da Europa

O resultado foi divulgado no último dia 3 e surpreendeu os dois.

“Quando soubemos foi uma surpresa. Mesmo com a premiação, vamos continuar trabalhando pela satisfação do cliente e construindo um bom atendimento”.

Quanto aos jurados do 50 Top Pizza, são todos anônimos e chegam no restaurante de surpresa, o que torna a competição muito acirrada.

“A classificação envolve inspetores anônimos do 50 Top Pizza. A gente não sabe quem são, eles chegam sem avisar nos restaurantes. Eles avaliam os produtos que utilizamos, qualidade da pizza, atendimento, garçom, decoração e outros itens”, explicou Rafael.

Em 4 anos que a Sartoria funciona, a dupla de sócios foi conseguindo uma posição cada vez melhor no ranking.

“Na primeira vez que participamos recebemos a 11° colocação; no ano seguinte, a quinta, e agora o primeiro lugar”, disse Rafael.

Outros prêmios

O chef Brasileiro que ganhou o prêmio de melhor pizza da Europa, também é dono de outros 2 estabelecimentos em Barcelona: um restaurante e outra casa de pizzas.

E não para por aí, além do premiação principal, a Sartori também ganhou outros títulos.

Feita com salsa, tomates-cereja assados, muçarela e manjericão holandês, a pizza especial da Sartoria ganhou como a Pizza Ano 2023 da Europa.

Eles também conquistaram o selo Green Oven, dado para estabelecimentos que têm comprometimento com práticas sustentáveis.

A Sartoria Panatieri só usa ingredientes frescos e de altíssima qualidade. Tanto carinho na cozinha deu a eles os títulos tão esperandos. Foto: Reprodução/Expansion.

A Sartoria Panatieri só usa ingredientes frescos e de altíssima qualidade. Tanto carinho na cozinha deu a eles os títulos tão esperandos. Foto: Reprodução/Expansion.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Rafael Panatieri (@rafapanatieri)

Com informações de Gaz