Psicólogo revela 3 hábitos do povo mais feliz do mundo, na Finlândia. Veja!

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Psicólogo revela 3 hábitos do povo mais feliz do mundo, na Finlândia. Veja!
Não se compare com ninguém, se aproxime da natureza e seja honesto. Esses são 3 hábitos do povo mais feliz do mundo, na Finlândia. - Foto: Mabel Amber / Pixabay

Se tem um povo que sabe ser feliz é o da Finlândia. Pela quinta vez consecutiva o país foi considerado, pelo Relatório Mundial de Felicidade, o local mais feliz do mundo. Mas o que eles fazem? Um especialista revelou.

Frank Martela, psicólogo e filósofo finlandês, que estuda os fundamentos da felicidade, descobriu três segredos simples deles. E contou o primeiro passo:

“Concentre-se mais no que te faz feliz e menos em parecer bem-sucedido. O primeiro passo para a verdadeira felicidade é estabelecer seus próprios padrões, em vez de se comparar com os outros”, ensinou o filósofo.

1- “Nunca se compare a ninguém”

Olhar para si (não se comparar aos outros), valorizar a natureza e manter honestidade/confiança são os tres segredos. E ele explica porque isso faz a diferença.

Sabe aquele hábito de ficar se comparando o tempo todo com o outro? Se você quer ser mais feliz, segundo Frank, você não deve fazer isso.

“Há uma frase famosa de um poeta finlandês: não se compare ou se gabe de sua felicidade”.

Os finlandeses levam essa máxima muito a sério e o psicólogo aconselha a fazer o mesmo.

Leia mais notícias boas

2 – “Não negligencie a natureza”

Quando questionados sobre a importância da natureza, 87% dos finlandeses disseram que o meio ambiente proporciona paz de espírito, energia e relaxamento.

Estar em contato com a natureza, aproveitando o que ela tem de melhor para oferecer, é outro segredo para se viver mais feliz. Acompanhar em um chalé no meio do mato, dar um mergulho em uma cachoeira ou até mesmo caminhar na praia, são pequenas escolhas que ajudam a relaxar e diminuir o estresse.

“Na Finlândia os empregados têm direito a quatro semanas de férias de verão. Muitos de nós usamos esse tempo para ir ao campo”, explicou Frank.

3 – “Honestidade. Não quebre a confiança”

Palavra é palavra! Em 2022 um teste realizado por uma revista americana mediu a honestidade de pessoas de vários países.

No período foram registrados roubos de 192 carteiras em 16 cidades ao redor do mundo. Em Helsinque, capital da Finlândia, das 12 carteiras derrubadas, 11 foram devolvidas para o proprietário.

Para Frank, esse é um dos hábitos principais que tornam os finlandeses o povo mais feliz do planeta.

“Os finlandeses tendem a confiar uns nos outros e valorizam a honestidade. Se você esquecer seu laptop em uma biblioteca ou perder seu telefone no trem, pode ter certeza de que o recuperará”, explicou.

Gostou? Então, bora praticar!

Não se compare com ninguém, se aproxime da natureza e seja honesto. Esses são 3 hábitos do povo mais feliz do mundo, na Finlândia. - Foto: Reprodução/Freepik.

Não se compare com ninguém, se aproxime da natureza e seja honesto. Três hábitos do povo mais feliz do mundo, na Finlândia. – Foto: Reprodução/Freepik.

Entre os passatempos favoritos dos finlandeses estão programas ao ar livre. Foto: Reprodução/Shutterstock.

Entre os hábitos favoritos dos finlandeses, o povo mais feliz do mundo, estão programas ao ar livre. Foto: Reprodução/Shutterstock.

Com informações da CNBC.