Mais 459 municípios terão 5G a partir do dia 30. Veja o seu

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Mais 459 municípios terão 5G a partir do dia 30. Veja o seu
Com a decisão de levar 5G a mais muniípcios, 64,7% dos brasileiros serão beneficiados - Foto: mohamed_hassan / Pixabay

A partir da próxima terça-feira (30), mais 459 municípios brasileiros vão ter acesso ao 5G.

O acesso foi autorizado em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI) na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, no último dia 24.

Com a decisão, sobe para 1.423 o número de municípios (são 5.568 no total), que passam a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para utilização por estações do 5G standalone. Serão beneficiados 138 milhões de brasileiros, o que corresponde a 64,7% da população do Brasil

Alerta da Anatel

A Anatel alerta que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades.

É que a instalação de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

A decisão, do último dia 24, abrange municípios em que a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Tudo começou com a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita – por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku – para que fosse desocupada esta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS).

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Leia mais notícias boas

Gratuidade no serviço

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel.

Clique aqui para verificar os 459 municípios em que será ativado o 5G na faixa de 3,5 GHz.

Com a decisão de levar 5G a mais muniípcios, 64,7% dos brasileiros serão beneficiados - Foto: mohamed_hassan / Pixabay

A partir da próxima terça-feira (30), mais 459 municípios brasileiros vão ter acesso ao 5G. – Foto: mohamed_hassan / Pixabay