Desenrola vai ajudar quem tem dívida até R$ 5 mil a renegociar e limpar o nome

O governo vai ajudar brasileiros que têm dívida de até R$ 5 mil a renegociar e limpar o nome. O programa Desenrola foi anunciado nesta segunda, 5, em Brasília.
Inicialmente, o programa será para quem recebe até dois salários mínimos por mês. Pelo menos 30 milhões de pessoas serão beneficiadas.
O Programa Desenrola será lançado por meio de medida provisória (MP), publicada até sábado. O governo quer editar o texto o mais breve o possível para permitir a entrada em vigor do programa em julho.
Garantia para empresas
A B3, a bolsa de valores brasileira, trabalha no sistema informático para os credores aderirem às renegociações.
O programa envolve uma série negociações com empresas credoras, algumas privadas, para que integrem a proposta e ofereçam descontos em troca liquidez, uma vez que a garantia vem do Tesouro Nacional.
Em troca de participar da negociação, a empresa credora terá garantia do Tesouro Nacional, caso o devedor não consiga honrar os compromissos.
Leia mais notícia boa
- Dívidas? Mutirão para renegociar começa nesta quarta, 1º de março
- Veja como denunciar abuso no preço dos combustíveis pela internet. Mutirão
- Começa mutirão nacional para dar documentos a brasileiros vulneráveis
Como vai funcionar
A proposta é que o programa funcione como um leilão: o credor ofereça o máximo de desconto e, como estímulo, tem apoio do Tesouro Nacional.
O esforço é para que instituições bancárias oficiais, como o Banco do Brasil, participem do programa, assim como as privadas também.
O Ministério da Fazenda informou que o fato de o Tesouro Nacional cobrir possíveis calotes incentiva os credores para que ofereçam o máximo de desconto possível aos devedores.
Com informações da Agência Brasil

Veja como tirar documentos digitais pelo celular, sem enfrentar filas, no Gov.br
Caramelo que vivia nas ruas de Fortaleza é adotado e se muda para a Suíça
Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video