Maria Bethânia faz 77 anos e ensina: “Envelhecer é um privilégio”

Maria Bethânia, a Rainha da MPB, completou 77 anos! Cheia de vitalidade e com a voz impecável, a cantora baiana agradeceu e deixou um ensinamento: “Envelhecer é um privilégio”. Nas redes sociais, ela recebeu uma linda declaração de amor do irmão mais velho Caetano Veloso.
Caetano foi puro carinho e afeto. Irmão e eterno parceiro de composições artísticas, o cantor e compositor fez reverência à Bethânia. “Sigo aprendendo muito com ela e celebrando a luz que ela produz.”
Maria Bethânia, por meio do perfil dela no Instagram, sintetiza que o aniversário é tempo de celebração da vida e de agradecimento. Brinca que o nome dela é longo – Maria Bethânia Vianna Telles Velloso – como a grande arte que abraçou. Viva!
Envelhecer
A três anos dos 80, Maria Bethânia mantém o sorriso de menina. Ela aderiu ao cabelo branco, natural, sem artifícios e segue no estilo livre que tanto a caracterizou. Canta sempre descalça.
“Os pés nus são um sinal de respeito, de devoção”, costuma dizer Behtânia, quando questionada de o porquê de não usar sapatos quando sobe aos palcos.
Nas redes sociais, a equipe de apoio à artista fez homenagem e destacou a frase que ela tem repetido: “Envelhecer é um privilégio”.
Porém, a equipe que acompanha Maria Bethânia foi além, brincou com os apelidos da artista e resumiu o que ela representa para o país.
“É dia de celebrar com muito amor, festa e devoção a mais um ano de vida de Maria Bethânia, intérprete que conquistou um lugar próprio dentro da Música Popular Brasileira, apresentando uma carreira coerente e estável, graças à peculiaridade de conduzir seu trabalho por meio das coisas que acredita e sem concessões.”
Maria Bethânia é chamada de Abelha Rainha, Doutora Maricotinha e Rainha da MPB.
Leia mais notícia boa
- Maria Bethânia faz 1ª live no Carnaval: 56 anos de carreira
- Gravação inédita de Gal Costa, Janela, cai na rede. Ouça aqui!
- Caetano Veloso canta Sampa para Rita Lee em show e emociona plateia; Vídeo
Irmão coruja
Caetano Veloso, de 80 anos, é o tipo do irmão mais velho que não esconde o orgulho da caçula. Nas redes sociais, lembrou quando Bethânia foi convidada a sair da Bahia e vir para o “Sudeste”, como ele diz.
“Devo minha profissionalização na música popular à evidência espantosa de seu talento: os cuidados de meu pai exigiam que eu viesse com ela para o sudeste, quando ela foi convidada para substituir Nara num papel que parecia absolutamente insubstituível.”
Porém, em busca de lembranças mais antigas, Caetano quase quatro anos mais velho do que Bethânia gosta de recordar que ele escolheu o nome da irmã.
“Suponho que a lembrança mais antiga que guardo de mim mesmo é a do dia de seu nascimento, quando escolhi seu nome. Ser ao mesmo tempo o irmão mais próximo e um admirador deslumbrado é uma posição peculiar. Tenho orgulho de tudo isso.”
Seguidores das religiões de matriz africana, Caetano e Bethânia agradecem e pedem proteção ao divino. “Que os orixás e Nossa Senhora da Purificação a protejam sempre. Minha irmã me protege e me inspira”, disse o artista.
View this post on Instagram
Ver essa foto no Instagram

Lua de Sangue: eclipse lunar total terá mais de 1 hora de duração; veja como assistir
Governo veta supersalários de servidores do Congresso e do TCU; fim dos penduricalhos
Policial amamenta bebê abandonada desnutrida na mata; pais foram presos: vídeo
Patrão dá carro 0 km de presente para funcionário: ‘Como um filho’; vídeo
Primeiro tetraplégico que voltou a andar com a polilaminina levanta 20kg na academia; vídeo
ONU reconhece brasileira que criou sistema para transformar água suja em potável no sertão; sem cloro
4 dias depois de tomar polilaminina, policial tetraplégico melhora e grava vídeo para agradecer
Tratamento com cannabis recupera memória de pacientes com Alzheimer comprova estudo inédito
Paciente paraplégico faz academia 15 dias após receber a polilaminina; vídeo
Polilaminina: 23 pacientes paralisados já conseguiram se mexer; veja em quais Estados
Após perceber erro em prova, atleta de triathlon para e espera adversário cruzar a linha de chegada
Apoio a Vini Jr, vítima de racismo por parte de jogador argentino, após golaço na champions League