Copos plásticos da São Silvestre são reciclados e viram móveis para escolas públicas

Os mais 747kg de matéria prima reciclada de copos de plásticos distribuídos na 97° Corrida São Silvestre, no ano passado, serão transformados em mesas e cadeiras e distribuídos para escolas públicas e uma ONG de Pernambuco, agora em agosto.
A ação é uma iniciativa da parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Tramontina, a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, organizadora da corrida. O objetivo é mostrar para a sociedade a importância de descartar corretamente resíduos, além de beneficiar a quem mais precisa!
Ao todo, 214 mesas e 420 cadeiras foram fabricadas seguindo rigorosos padrões de qualidade da Tramontina. A doação do mobiliário vai beneficiar mais de 682 crianças. Esse é o terceiro ano da iniciativa, que também já distribuiu caixas organizadoras e lixeiras, todas produzidas com material reciclado. Incrível!
Reciclando e ajudando
Esse é o objetivo!
Os copos de água, usados pelos participantes durante o trajeto da prova, foram recolhidos e transportados até a Plastimil, fabricante de plásticos reciclados.
As cores, azul e vermelho, ficaram sob responsabilidade da empresa Colorfix, que usou a resina pós-consumo (PCR) para pintar o mobiliário.
Mas foi em Pernambuco, em uma filial da Tramontina especializada em trabalhar com o material, que os antigos copos de plásticos da São Silvestre ganharam vida. Lá, eles foram transformados em móveis que serão distribuídos para escolas públicas em regiões de vulnerabilidade.
Para Rui Baldasso, diretor da empresa, é um orgulho fazer parte dessa iniciativa.
“Orgulho em poder contribuir com a qualificação dos espaços de ensino e torná-los mais receptivos às crianças”, disse Rui. Com certeza elas vão amar, as mesas e cadeiras ficaram lindas!
Escolas públicas e ONG
A entrega será realizada em Pernambuco, agora, no mês de agosto. E os alunos mal podem esperar!
Os beneficiários são escolas públicas da região e a ONG Movimento Inspire, apadrinhada pela Tramontina para ajudar em projetos de transformação social.
“Participar de uma ação que une atores com o objetivo da sustentabilidade vem muito ao encontro do que a Corfix acredita. Educar sobre o destino de resíduos, incentivar nosso segmento a utilizar matéria-prima reciclada e ainda impactar vidas”, explicou Francielo Fardo, diretor-superintendente da Colorfix.
Leia mais notícia boa
- Plástico infinitamente reciclável feito com bactérias ajuda meio ambiente
- ONG entrega 1° casa sustentável erguida com blocos de plástico reciclável
- Startup testa motor de foguete com combustível de plástico reciclável
Movimento Plástico Transforma
A ação foi idealizada pelo Movimento Plástico Transforma, criado em 2016 para promover conteúdo e ações educativas sobre a reciclagem do plástico.
“Essa é a terceira vez que realizamos a ação, e, a cada edição, temos mais clareza do sucesso que busca evidenciar as vantagens do descarte correto e reforçar os conceitos da Economia Circular”, afirmou Mariana Cardoso, integrante do grupo técnico do Movimento.
Ao todo, nas três edições do projeto, quase 130 mil alunos foram beneficiados. Além das caixas organizadoras doadas em 2021, das lixeiras em 2019 e das mesas e cadeiras na edição de 2022, os alunos ganham também conhecimento, entendendo a importância da reciclagem para o nosso planeta.
Com informações de Movimento Plástico Transforma.

Roberta Miranda compra todas as pipocas de ambulante e distribui no Carnaval do Recife; vídeo
Rayssa Leal é campeã na Austrália, consola corrente e cena de compaixão viraliza; vídeo
Campanha de fotos em caixa de leite ajuda a encontrar pessoas desaparecidas no Brasil
Foliões cantam Baby Shark para bebê em sacada durante bloquinho no RJ
Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Carnaval do bem: bloCão transforma fantasia em ajuda para cães resgatados
Rapaz da limpeza ajuda aluno a terminar lição da escola e vídeo emociona as redes; 4 milhões
Richarlison doa R$ 200 mil a jovem que teve as pernas amputadas e ela chora ao descobrir; vídeo
Mocidade faz homenagem ao cão Orelha no Carnaval do Rio, em carro alegórico; vídeo
Alugar carregador de celular é o novo negócio no Carnaval; ganhar dinheiro na folia; assista
Ney Matogrosso fala da emoção de ser homenageado aos 84 no Carnaval da Imperatriz, no Rio; vídeo