Fóssil descoberto por pesquisadores brasileiros é precursor dos pterossauros

Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Fóssil descoberto por pesquisadores brasileiros é precursor dos pterossauros
O fóssil precursor de pterossauros foi encontrado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria e saiu na revista Nature. - Foto: Reprodução/Janaína Brand Dillmann.

Um fóssil do precursor dos pterossauros, encontrado por pesquisadores brasileiros no Rio Grande do Sul está dando o que falar no mundo. É o Venetoraptor gassanea, que faz parte do grupo de répteis voadores que viveram na era dos dinossauros. A descoberta foi publicada na revista científica Nature, a mais importante do mundo acadêmico!

Descoberto no Geoparque Quarta Colônia, na cidade de São João do Polêsine, região central do Rio Grande do Sul, o fóssil foi escavado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O incomum esqueleto é o mais bem preservado do animal.

O achado joga luz sobre uma categoria ainda não tão explorada. “O grande ponto é que os dinossauros a gente sabe mais ou menos de onde vieram, como se deu a evolução do grupo. Já os pterossauros, como são animais tão especializados no voo, têm um esqueleto muito modificado, e a gente tinha pouca informação de como foi que esses animais surgiram”, explicou Rodrigo Temp Müller, pesquisador e paleontólogo que liderou o estudo.

Características

O nome faz alusão a um raptor do Vale Vêneto, e “gassena” é uma homenagem a Valserina Maria Bulegon Gassen, responsável pela emancipação da cidade de São João de Polêsine e principal articuladora da criação do CAPPA/UFSM.

O grupo de pesquisadores do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA), encontrou mais de 50 fragmentos do animal durante os trabalhos.

Entre as principais características o bico raptorial e mãos com dedos alongados, que foram consideradas incomuns pelos profissionais.

Com isso, a tese de que esses animais são percursos dos pterossauros ganha mais força.

“A gente já imaginava que isso fosse aparecer em algum momento, e foi nesse fóssil. Isso é legal porque dá suporte ao que se imaginava. Como pesquisador, a gente nunca quer procurar o suporte, a gente quer derrubar hipóteses. Agora, com isso, a hipótese não é derrubada, ela se mantém”, explicou Rodrigo.

Supermatriz

Agora, os cientistas, repletos de dados e materiais dessa e de outras excursões, montaram uma super matriz de pesquisa sobre os precursores dos dinossauros e dos pterossauros.

Com a análise, foi possível entender uma série de variações de formas desses animais, que excede muito mais a quantidade imaginada pelos profissionais anteriormente.

Para o paleontólogo, os fósseis encontrados representam uma “explosão de diversidade”, com vários animais pioneiros em diversos processos evolutivos.

Leia mais notícia boa

Destaque brasileiro

Para Mauricio Garcia, pesquisador que participou da descoberta do fóssil precursor dos pterossauros, a descoberta em solo brasileiro coloca o país no cenário internacional paleontológico.

Além do potencial dos materiais encontrados, o Brasil tem profissionais competentes para desenvolver estudos muito importantes.

“Encontrar um esqueleto assim para nós é incrível, porque a gente tá sempre fazendo trabalho de campo, e o normal do trabalho de campo é voltar sem nada ou só com fragmentos, que muitas vezes não dá nem pra identificar”, disse Mauricio.

Apesar das dificuldades em se fazer pesquisa no país, o pesquisador destaca o esforço da equipe.

“Mesmo com a dificuldade que os países latino-americanos têm para fazer pesquisa, a gente ainda assim tem conseguido fazer pesquisas, que às vezes só universidades maiores conseguem fazer, a ponto de publicar nesses lugares. É claro, os fósseis ajudam muito, mas a gente tá se esforçando bastante, estamos vivendo para isso”, disse.

Agora, o próximo passo é continuar com escavações na região e cidades vizinhas, para que no futuro cada vez mais o país publique estudos tão importantes quanto o que foi publicado na revista Nature.

O Sítio Paleontólogio Buriol, em São João do Polêsine, foi palco da descoberta. Foto: Reprodução/Rodrigo Temp Müller.

O Venetoraptor tem bico raptorial e mãos com dedos alongados. Foto: Reprodução/Caio Fantini.

O pesquisador Rodrigo exibe um dos fragmentos encontrados durante às escavações. Foto: Reprodução/Janaína Brand Dillmann.

Com informações de Agência Brasil, Sul21 e Agência Abori.