Atividade física melhora habilidade de pessoas com autismo

Com apenas 30 minutos de atividade física é possível melhorar a habilidade das pessoas com autismo. Os efeitos podem ser observados inclusive em crianças e adolescentes, que demonstram mais disposição no convívio social, de se comunicar e até conversar. Dificuldades comuns para quem tem o diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A atividade física sugerida pelos especialistas é de livre escolha de quem convive com autismo podendo ser desde uma caminhada de meia hora, à natação, aos exercícios em água e à hidroginástica, assim como equinoterapia. Há, ainda, quem defenda esportes coletivos, como futebol e basquete como forma de socialização, além de escalada e exercícios circenses.
O ideal, segundo os pesquisadores que buscam alternativas de tratamento para quem convive com autismo, é associar exercícios esportivos com terapias. A OMS (Organização Mundial de Saúde) calcula que cerca de 70 milhões de pessoas convivam com algum tipo de TEA no mundo.
Opções de atividade física
A escolha da atividade física destinada a melhorar a habilidade de quem tem o diagnóstico de TEA, especialistas listam as modalidades que julgam interessantes, lembrando que apenas meia hora de prática é suficiente.
- Caminhada
- Natação
- Exercícios em água
- Hidroginástica
- Equinoterapia
- Futebol
- Basquete
- Exercícios circenses
- Escalada
O estudo e os resultados
Em um estudo feito por quatro cientistas brasileiros e um português, publicado no National Library of Medicine, foram examinados 229 crianças e adolescentes, de 2 a 17 anos, diagnosticados com autismo, por 48 semanas. Todos apresentaram melhoras em distintos graus.
Durante a pesquisa, os cientistas constataram ainda que a gravidade do autismo e o status socioeconômico influenciam o contato visual, o déficit de atenção e as respostas aos distúrbios do sono. Não mencionam agressividade nem meios para amenizar este aspecto.
Os resultados mostraram que a atividade física melhora de forma expressiva o conjunto de habilidade de quem convive com autismo, tais como:
- Dificuldades de interação social
- Déficit de atenção
- Reatividade emocional
- Comportamento verbal
- Estereotipias – manias físicas e de comportamento
- Distúrbios do sono
Leia mais notícia boa:
- Policial que tem filho com TEA salva menino autista de afogamento e ganha homenagem; Vídeo
- Autista de 13 publica artigo científico sobre benefício de caracóis na indústria de cosméticos
- Autista que faz medicina cria projeto de inclusão aprovado pelos deputados de SP; Veja
Sem influências
O estudo não apontou as influências da atividade física na melhorar no contato visual e seletividade alimentar, dificuldades comuns aos autistas,
Para os pesquisadores, o caminho é agregar programas estruturados de exercício físico como terapia complementar no tratamento de quem tem o diagnóstico de autismo.
Características
O autismo se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.
Em geral, há reflexos também em um comportamento que se caracteriza por um restrito conjunto de interesses e atividades.
As pessoas com diagnóstico costumam ter resistência ao contato visual e físico, também têm dificuldades com alimentação, apresentando seletividade – só comem determinados tipos de alimentos, sem alterar o cardápio.

Gêmeas são aprovadas em 1º lugar em Medicina e Direito na UFSM
Campanha de fotos em caixa de leite ajuda a encontrar pessoas desaparecidas no Brasil
Histórico! Lucas Pinheiro conquista a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno
Foliões cantam Baby Shark para bebê em sacada durante bloquinho no RJ
Jovem com paralisia cerebral termina faculdade de Desenvolvimento de Sistemas e comemora
Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Shakira grava vídeo sobre show em Copacabana, no Rio, assista
Brasileiro de 8 anos é convocado para representar o país no Mundial de Karatê na Itália
Ilia Malinin, o “Deus dos saltos quádruplos” se levanta após queda e leva ouro na Olimpíada de Inverno