Estudante brasileiro prodígio, de 14 anos, é premiado pelo ITA. Inteligência incomum

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Estudante brasileiro prodígio, de 14 anos, é premiado pelo ITA. Inteligência incomum
O estudante brasileiro prodígio, Valdomiro Brito, de 14 anos, morador do Maranhão, foi incluído no grupo dos sete jovens talentos do “International Star Kids Awards". - Fotos: arquivo pessoal

Com 14 anos, o brasileiro Valdomiro Brito Gomes é apontado como exemplo de prodígio internacional. O estudante do Maranhão foi premiado pela Sócios-Mirins da Associação de Engenheiros do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica).

Morador do Povoado Corisco, em São Bernardo (MA), o aluno do 8º ano na Escola U. I. Vereador Rubenito Silva Couto foi incluído no grupo dos sete jovens talentos do “International Star Kids Awards”, que reúne crianças e adolescentes destaques mundiais em vários campos de conhecimento.

Valdomiro é considerado prodígios por deter habilidades diversas, principalmente, no campo das ciências.  A família conta que o adolescente é do tipo que não se limita ao conhecimento em sala de aula, está sempre explorando outros saberes. “Na escola, ele é o representante das turmas do 6º ao 9º ano e gosta de participar não apenas das atividades curriculares, mas também extracurriculares”, afirmou a prima Gabrielle Brito.

Motivo de orgulho

Na escola, o estudante é motivo de orgulho porque o prêmio “International Star Kids Awards” reconhece e celebra crianças e adolescentes talentosos no mundo em diversas áreas, como música, dança, esportes, artes e muito mais.

“Esse prestigioso prêmio destaca o potencial e as realizações impressionantes de jovens talentos, proporcionando a eles uma plataforma para serem reconhecidos globalmente.”

Os elogios não cessam. Nas redes sociais da escola, só energia boa.

“[Valdomiro] sua dedicação, paixão e habilidades notáveis foram reconhecidas, e você está entre um seleto grupo de jovens que serão honrados por suas realizações. Parabéns por essa conquista extraordinária.”

Dedicação

Segundo Gabrielle, Valdomiro não para: “[Está sempre buscando] não apenas conhecimentos referentes às disciplinas, mas de outras coisas fora da escola, como eventos científicos”.

Premiado, Valdemiro se tornou embaixador da Associação dos Engenheiros do ITA e poderá conhecer de perto o polo aeroespacial brasileiro, em São José dos Campos, em São Paulo.

Leia mais notícia boa

Destaque e prêmios

Valdomiro acumula prêmios e condecorações aos 14 anos.

É líder do jornal da escola, medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes e  um dos participantes do Caça Asteroides, um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Este programa é uma parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que dá a cidadãos voluntários a oportunidade de colaborar com a descoberta de astros celestes.

Dedicado aos estudos, Valdomiro não deixa de lado a diversão. Gosta de jogar vôlei, sair com os amigos e ficar com os avós. Ele leva a vida como um outro adolescente da mesma idade.

“O Valdemiro sempre foi muito interessado e estudioso”, disse a tia Maria Odete Brito. “Tenho fé em Deus que ele vai chegar onde quer”, afirmou.

Reconhecimento internacional

O prêmio faz parte de um projeto que seleciona, todos os anos, crianças e adolescentes que se destacam em áreas relacionadas a Ciências, Engenharia e Inventividade, em especial a temas ligados ao setor aeroespacial ou tecnológico.

A entidade que é vinculada à Instituição de Ensino Superior Pública da Força Aérea Brasileira e ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Valdomiro só tem 14 anos mas já recebeu diversos prêmios - Foto: arquivo pessoal

Valdomiro só tem 14 anos mas já recebeu diversos prêmios e é reconhecido por ter inteligência acima do comum – Foto: arquivo pessoal

O estudante Valdemiro mora em São Bernardo do Maranhão. Premiado pelo ITA, é considerado prodígio em competição internacional - Foto: arquivo pessoal

O estudante Valdemiro mora em São Bernardo do Maranhão. Premiado pelo ITA, é considerado prodígio em competição internacional – Foto: arquivo pessoal

O estudante brasileiro prodígio durante premiação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica — Foto: Arquivo pessoal

O estudante brasileiro prodígio durante premiação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica — Foto: Arquivo pessoal

Veja as homenagens a Valdomiro Brito, o maranhense prodígio:

Estudante do Maranhão de 14 anos é premiado pelo ITA

 

Com informações da FMNativa