Idoso de 81 aprovado em História quer se professor: “sonho começando”

Depois de oito décadas, esse idoso de 81 anos foi aprovado no vestibular de História e quer, em breve, realizar o sonho de se tornar professor. Apaixonado por livros, ele passou na Universidade Estadual de Maringá (UEM), norte do Paraná, e agora é o calouro mais vivido da instituição!
Natural de Sertanópolis, Leonildo Teodoro Gomes foi criado em Maringá pelos pais. Com formação em Química, o idoso teve uma empresa de reciclagem de óleo de fritura, mas a paixão mesmo dele tá na ponta da língua: História!
Vivendo sozinho no Centro de Maringá, Leonildo faz planos para o futuro: quer atuar como professor: “Se aparecer a oportunidade de dar aula, eu quero ser professor de História. O meu conhecimento de história é muito bom”, afirmou.
Leitor nato
Apaixonado por História e Literatura, Leonildo disse que lê desde pequeno.
Aos 14 anos, passou a se interessar bastante por história em geral, como a Guerra de Tróia, clássico grego.
O que começou timidamente foi aumentando com o passar do tempo e ele nunca mais largou os livros!
“Leio de tudo. Todo dia leio alguma coisa. O que me chama atenção são histórias de guerra, especialmente a de Tróia, de como fizeram a estrutura para invadir o outro lado”, disse.
Passou no vestibular
O homem foi aprovado no sistema de cotas sociais, que permite aos candidatos escolherem três opções de cursos.
Assim, caso o participante não seja aprovado no primeiro curso, ele é selecionado para o segundo. A primeira opção de Leonildo foi Engenharia Química e a segunda, História.
De acordo com a Universidade, neste vestibular, 1.130 foram aprovados na mesma modalidade escolhida pelo idoso.
Para ele, a facilidade na prova teve um motivo: o hábito de leitura.
“A prova foi fácil, eu achei. Gosto de ler muito e tinha conhecimento suficiente para resolver as questões”, contou o calouro.
Leonildo acrescentou ainda que o segredo para o sucesso é ler.
“A leitura é muito importante para o conhecimento. Quanto mais ler, mais conhecimento adquire. Tem que ser curioso também”.
Leia mais notícia boa
- Gênio de 14, aprovado em 11 vestibulares, tem desempenho incrível na universidade
- Cearense de 10 anos passa no vestibular: “Vou ser engenheiro aeroespacial”; Vídeo
- Aluna de 50, de pré-vestibular gratuito, entra em universidade pública
Apoio dos filhos
Apesar de morar sozinho, não pense que ele não tem apoio!
A idade não é um obstáculo para conquistar os objetivos, e Leonildo é a prova viva disso.
Os dois filhos do aposentado são os seus maiores incentivadores.
“Eles me apoiam demais. Sempre estão comigo e me orientando”, explicou.
Agora, pronto para iniciar os estudos, Leonildo vai se capacitar ainda mais no que ama fazer. Alguém tem dúvidas que ele será um ótimo professor?
Com informações de G1.

Novas regras do Pix vão permitir pagamento por aproximação e limites personalizados
Recorde da CazéTV no YouTube dispara durante a Copa e faz história na internet
Servente de pedreiro e bailarino: Pedro faz cookies para participar do Festival de Joinville; vídeo
Siamesas unidas pela cabeça são separadas por médico brasileiro em Abu Dhabi; já tiveram alta
A gigante voltou: Rebeca Andrade é ouro no Pan do Rio, após 2 anos afastada por saúde mental
Analfabetismo cai ao menor nível desde 2016 no Brasil e leva dignidade a 600 mil pessoas
Apostador do Rio ganhou sozinho na Mega-Sena: R$ 39 milhões para mudar de vida
Segunda centenária mais velha do Brasil completa 115 anos neste domingo
Flagrante: coletor de lixo leva ração para cachorros abandonados todo dia no CE; vídeo
PM agradece ao marido gari que pegava livros do lixo para ela estudar e vencer na vida; vídeo
Mãe do goleiro Vozinha chega aos EUA para ver o filho brilhar na Copa e emociona torcida; vídeo