Belém sedia a 231° procissão do Círio de Nazaré, maior festa religiosa do Brasil

A maior festa religiosa do Brasil acontece amanhã! A 231° procissão do Círio de Nazaré promete superar a do ano passado em quantidade de fiéis. Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas devem tomar as ruas de Belém para celebrar a padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré.
A programação oficial começou no início da semana e termina com a procissão neste domingo (8). Devotos, curiosos e turistas ocupam o trajeto da procissão para ver de pertinho a imagem da santa, que sai da Catedral de Belém com destino à Basílica Santuário. Ao todo, 3,6 km de fé.
“Nossa expectativa é superar o público do ano passado e com certeza ultrapassar os dois milhões de devotos, reunidos em um único momento, em oração pelas ruas da cidade. Isso você não vivencia em nenhum outro lugar do mundo, só aqui”, disse Antônio Salame, coordenador do Círio 2023.
A festa
A abertura foi na terça, com uma missa celebrada na Basílica Santuário de Nazaré e shows de abertura.
Os peregrinos já movimentam o setor hoteleiro da cidade. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a taxa de ocupação médica no local é de 85%. Os hotéis ao longo, ou nas proximidades da procissão já estão todos lotados.
O Círio de Nazaré começou em 1793 e traz por trás uma história de fé e devoção. Milhares de fiéis caminham ao lado da imagem da santa para pagar promessas, pedir orações e bênçãos.
Ao longo dos anos, elementos foram sendo incorporados à grande Romaria como um carro especial para a condução da Imagem peregrina, uma Corda de 400 metros e 14 Carros de Promessas.
Integram o conjunto de carros do Círio, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e o Caarro da Sagrada Família, Carros dos Anjos e o Carro da Saúde.
Em 2014 a festa do Círio foi reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pelas mãos da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Leia mais notícia boa:
- Menina faz festa de aniversário com o tema Jesus e viraliza
- Dia de São Francisco de Assis é celebrado com missas e bênçãos aos animais em todo país
- Papa sugere que igreja dê bênçãos a casais homoafetivos: ‘se aproximar de Deus’
História
O motivo da fé data de 1700, quando Plácido encontrou uma imagem da santa em uma bifurcação de um taperebazeiro.
O homem a levou para casa e a colocou em um pequeno altar. No dia seguinte, a imagem havia sumido e foi encontrada, novamente, sob o mesmo taperebazeiro.
Com o boato se espalhando para a região, a imagem foi levada para o Palácio do Governo, para o Paço Episcopal e à recém-erguida Catedral, e mesmo assim ele sumia de todos eles.
Para Plácido, o desaparecimento era uma mensagem: a imagem deveria ficar no local onde foi encontrada. Local hoje que abriga a majestosa Basílica Santuário.

Com informações de Círio de Nazaré e Agência Brasil.