Brasileiro é 1º jovem com Down no Conselho do Unicef

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Brasileiro é 1º jovem com Down no Conselho do Unicef
João Vitor de Paiva Bittencourt é o primeiro jovem com Down no Conselho do Unicef. - Fotos: reprodução / Instagram @jvdepaiva

O influencer e estudante de Educação Física de Goiânia, em Goiás, João Vitor de Paiva Bittencourt, de 22 anos, fez história. O brasileiro é o primeiro jovem com Síndrome de Down a ocupar um lugar no Conselho do Unicef.

Em cinco meses, ele mobilizou as autoridades e chamou atenção para a necessidade de mais políticas públicas em favor da inclusão social. Ele ficou conhecido quando esteve em Brasília com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin e na Câmara dos Deputados para defender os direitos das pessoas com Down e com deficiência.

“Lembro que sou a primeira pessoa com deficiência a se inserir no Conselho Jovem, após oito anos desde que o Conselho se iniciou, estamos fazendo história”, disse no Instagram o jovem. “Continuo falando todos os dias que somos capazes porque nós somos mesmo.”

Luta que chama a atenção

Responsável pela agência digital Bauer, João Vítor é um fenômeno na web e sabe usar a força que tem com as mais de 2,4 milhões de pessoas que o acompanham nas redes sociais na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e pela inclusão social.

No Unicef, ele terá reuniões mensais em Brasília com os outros 26 conselheiros para debater ações em favor da causa.

“Tenho certeza que ainda faremos muito, tenho certeza que ainda melhoraremos muito à vida da nova geração”, ressaltou o jovem com Down, emocionado.

Em Brasília, João Vítor se reuniu com o coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes, do Unicef no Brasil, Mário Volpi, que elogiou a iniciativa do jovem e deu as boas-vindas para ele, destacando a contribuição imensa que João dará aos trabalhos desenvolvidos no Unicef.

Leia mais notícia boa

Como tudo começou

Agora no Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o jovem que ganhou visibilidade nacional, há cinco meses, quando começou a postar vídeos sobre o dia a dia dele, aproveita o momento para destacar a importância de oportunidades para pessoas com Down.

“Através dos meus vídeos, muitas pessoas com síndrome de Down e outras deficiências se sentiram inspiradas e motivadas na minha luta diária”, disse o jovem, que foi aprovado em quatro universidades e optou pela PUC de Goiânia.

Exemplo de superação

Mostrando o cotidiano e conversando com outras pessoas com Down, João Vítor virou exemplo de superação e inclusão, demonstrando na prática de que não há limites para quem tem Síndrome de Down.

Bonito e atlético, o jovem ama esportes, joga basquete e malha bastante. Namora há quase um ano e participa de eventos que envolvem o debate em torno da causa dos Down.

A fama do jovem o aproximou de artistas, como Nando Reis, de quem é fã e fez até vídeo com ele [veja abaixo].

Veja o brasileiro que é 1º jovem com Down no Conselho do Unicef:


O influencer resume em um vídeo como foi a primeira reunião dele no Unicef em Brasília

O jovem conhece Nando Reis e se emociona