Jovem com Down vai a Brasília e pede a Alckmin medidas de inclusão para PCDs. Video

Lindo, persistente e destemido! Um jovem com Down foi até Brasília falar pessoalmente com Geraldo Alckmin, vice-presidente da República. João Vitor Paiva, de 22 anos, levou 21 medidas de inclusão no mercado de trabalho para pessoas com deficiência (PCDs)
Morador de Goiânia e aprovado em 4 universidades, o jovem foi atendido no gabinete de Alckmin no Palácio do Planalto, no último dia 24. “Eu levei 21 itens para serem analisados e os entreguei nas mãos do vice-presidente, Geraldo Alckmin […] Minha luta pela inclusão é sincera e de coração”, disse João Vitor.
Ativista e tiktoker ele mostrou ao governo que é possível sim o mercado abrir mais chances para pessoas com deficiência e gravou um vídeo com Alckmin que está bombando nas redes sociais! (assista abaixo)
Apoio total
Bem humorado e atencioso, Alckmin gravou o vídeo ao lado de João Victor e elogiou a iniciativa do jovem, que foi aprovado em quatro universidades e que está no 5º período de Educação Física na PUC de Goiás.
“João Vitor trouxe 21 itens muito bem feitos”, ressaltou Alckmin, lembrando que quase 10% dos brasileiros são pessoas com deficiência.
Lista de 21 pedidos
Nos 21 itens que definem inclusão como meta estão a abertura de linhas de crédito especiais no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento econômico e Social) para empresas que recebam o selo amigo da inclusão e a criação do regime de cotas no quantitativo de candidatos a cargos eletivos.
Também há sugestões para a criação de programas de treinamento, além da capacitação profissional para pessoas com deficiências física e intelectual no Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Senar).
Alckmin destacou as sugestões que incentivam o esporte, as casas de apoio e a fixação de cotas.
Leia mais notícias boas
- Modelo Down vestida de noiva arranca aplausos do público e internautas; VÍDEO
- Estudante com Down arrasa na defesa do doutorado e tira nota máxima
- Tiktoker brasileiro com síndrome de Down bomba nas redes. Já viu?
Reações nas redes sociais
João Vitor disse que estava ali em nome das pessoas com deficiência:
“Falei sobre oportunidades de trabalho, professor de apoio, capacitação e muuuito mais! A nossa luta é uma só”, afirmou ele.
O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), que mediou o encontro, disse que conhece o esforço e o trabalho do ativista João Vitor há anos.
“[João Vitor] sempre estudou em escolas regulares, com professores de apoio, e passou em quatro faculdades. O que nós precisamos é de políticas públicas para que cada pessoa possa desenvolver seu potencial.”
Aplausos nas redes sociais
Internautas adoraram a iniciativa de João Victor.
“Que coisa boa, João! Temos um governo e este precisa olhar para a sociedade com maior dedicação! A inclusão é uma forma de beneficiar tantas pessoas, e é na verdade um Direito que nos cabe e sobretudo uma atitude de amor! Ninguém melhor do que uma pessoa com lugar de fala e com um carisma tão especial para levar essa causa aos nossos”, escreveu uma seguidora.
Outra se disse emocionada. “Estou muito emocionada. Chorando de felicidade pelas suas conquistas. Meu filho tem apenas 3 anos e ver você me dá forças e me inspira.”
Assista ao vídeo e diga se o João Vitor não é um jovem incrível:
View this post on Instagram

Técnica inovadora salva vida de jovem com 85% do corpo queimado em MG
Começa Feirão Limpa Nome: 99% de desconto para renegociar dívidas em 70 vezes
5 brasileiros estão ranking dos 100 líderes climáticos mais influentes do mundo, da Time
Brasil terá cirurgia robótica para câncer de próstata no SUS; veja quando começa
Idoso brasileiro de 89 anos se forma em História e realiza sonho; vídeo
Apoio de Gisele Bündchen fará escola infantil abandonada reabrir no RS
Amizade improvável entre menino e bem-te-vi encanta as redes; vídeo
Cirurgião brasileiro opera paciente a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Turbina eólica de duas cabeças pode solucionar desafios da indústria
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta