Aos 46 anos, foi eleita a primeira deputada com Síndrome de Down na Espanha. Destemida, a parlamentar avisou ao assumir: “A diferença com valor”. Ela é secretária da Área de Atendimento às Pessoas com Deficiência do Partido Popular da Comunidade Valenciana.
Mar Galcerán tem uma longa trajetória na política e na luta pelos direito de inclusão das pessoas com deficiência e com Síndrome de Down, quando iniciou aos 22 anos. Ela é da província de Valencia, Espanha.
Em nota o PPCV, partido que faz parte, informou que a eleição dela é um “passo para que a inclusão social e laboral seja um verdadeiro sucesso”. No discurso de posse, Mar Gacerán emocionou os presentes.
Servir à sociedade
Para Mar Galcerán, o objetivo dela é bem claro: “Meu papel como deputada é servir a sociedade.”
A primeira deputada Down dá lição por onde passa.
“Não desista de nada porque você pode conseguir o que deseja. No início é difícil, mas é preciso superar-se, traçar metas e objetivos porque no final, custe o que custar, com perseverança consegue-se sempre.”
Formada na Escola Altaviana de Hotelaria e Turismo, em Valencia, é também técnica de Jardim de Infância e foi presidente da Asindown na Comunidade Valenciana.
Por 26 anos, a agora deputada trabalhou no serviço público como como interina no Departamento de Presidência da Generalitat Valenciana.
Desde 2010, Mar Galcerán atua no Departamento de Assistência Social, no Departamento de Igualdade e Políticas Inclusivas e, atualmente , no Ministério da Saúde e Saúde Pública.
Leia mais notícia boa
- 1ª mulher com Down conquista faixa preta de taekwondo no Brasil; Vídeo
- Jovem Down que tirou CNH, está empregada, namorando e incentiva a “insistir”
- Jovem com Down vai a Brasília e pede a Alckmin medidas de inclusão para PCDs. Video
Boas-Vindas
O presidente do PPCV, Carlos Mazón, destacou a importância de Mar Galcerán ser eleita.
Em mensagem postada nas redes sociais, Carlos Mazón deu as boas-vindas a Galcerán. Segundo ele, a eleição foi “uma grande notícia para a política” e reiterou a deputada por “ultrapassar barreiras”.
Carlos Mazón lembrou que outra parlamentar, a socialista Laura Soler, a primeira deputada com mobilidade reduzida, e anteriormente Pilar Lima, do Unides Podem-EUPV – a primeira deputada regional surda.
Com informações El Diario e La Vanguardia