Dente de titanossauro encontrado em MG é o maior já catalogado no mundo

É oficial! O maior dente de titanossauro catalogado no mundo é do Brasil. O anúncio oficial foi feito pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) que encontrou o fóssil há uma década e acabou de registrar a pesquisa em uma revista científica.
Segundo os pesquisadores da UFTM, o dente do dinossauro foi encontrado durante escavações na Serra da Galga, na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Desde a descoberta, a equipe realizou análises e pesquisas até conseguir catalogar o fóssil oficialmente.
De acordo com os registros, o dente foi encontrado no mesmo local que os ossos do Uberabatitan ribeiroi, maior espécie de dinossauro encontrada no Brasil — ele tinha pelo menos 27 m de comprimento.
Maior do mundo
Com aproximadamente 8 cm de comprimento, incluindo a coroa e parte da raiz, o dente de titanossauro tem uma forma que se assemelha a um lápis.
O fóssil apresenta sinais consideráveis de desgaste em uma das duas faces. No entanto, o que verdadeiramente chama a atenção é o tamanho imponente da coroa, que mede 6,2 cm, o que o torna o maior já registrado.
Thiago Marinho, paleontólogo da UFTM, explicou que, embora não seja possível afirmar categoricamente a qual espécie de titanossauro pertence o dente, a proximidade da descoberta com os ossos do Uberabatitan ribeiroi, a maior espécie de dinossauro já encontrada no Brasil, levanta a possibilidade de que ambos tenham pertencido à mesma espécie gigante.
“Não é possível confirmar se o dente pertence ao Uberabatitan ribeiroi, mas, sendo também um titanossauro gigante, é possível que o dente recém-descrito seja desta espécie”, disse o pesquisador.
Leia mais notícia boa:
- Cientistas buscam fósseis de dinossauro vegetariano de 3 metros de altura
- Fóssil de dinossauro com mais de 100 milhões de anos é encontrado no Brasil
- Fóssil de dinossauro pescoçudo e anão é encontrado no interior de SP
Acervo raro
O dente de titanossauro agora faz parte do acervo do Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price,” pertencente à UFTM.
A coleção é uma das mais importantes da América Latina, atrai pesquisadores de todo o mundo e ajuda a consolidar a posição de Uberaba como um dos principais polos de pesquisa em paleontologia no Brasil.
Além da descoberta do dente de titanossauro, Uberaba é também conhecida por abrigar o Museu do Dinossauro, e atualmente é candidata a se tornar um Geoparque Mundial, um título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O resultado da candidatura está previsto para ser anunciado nos próximos meses.
Veja:
Com informações de Olhar Digital.

Campanha de fotos em caixa de leite ajuda a encontrar pessoas desaparecidas no Brasil
Histórico! Lucas Pinheiro conquista a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno
Foliões cantam Baby Shark para bebê em sacada durante bloquinho no RJ
Jovem com paralisia cerebral termina faculdade de Desenvolvimento de Sistemas e comemora
Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Ilia Malinin, o “Deus dos saltos quádruplos” se levanta após queda e leva ouro na Olimpíada de Inverno
Lais Souza conhece a dra. Tatiana Sampaio, da polilaminina, após 12 anos tetraplégica
Irmãos gêmeos do Sul são aprovados juntos em Medicina
Carnaval do bem: bloCão transforma fantasia em ajuda para cães resgatados
Brasileira é a primeira mulher a assumir orquestra na Alemanha em 130 anos de história
Cachorrinho aparece do nada e leva polícia até menino desaparecido