Veja 5 hábitos para manter os músculos após os 50 anos

Quem disse que você precisa chegar à meia-idade sem massa muscular? Com esses 5 hábitos, manter os músculos depois dos 50 anos vai mais fácil. Papel e caneta na mão?
Mesmo com o metabolismo desacelerando, é possível contornar o impacto negativo na hipertrofia provocada pela idade. É preciso ficar atento à rotina e continuar com o treinamento de força de duas a três vezes por semana.
O treino funcional pode ser uma boa saída. Ele mistura habilidades como força, flexibilidade, resistência, equilíbrio e coordenação motora. Além disso, a quantidade de proteína ingerida não pode sair fora da curva, é também é preciso descansar! Veja o top 5 abaixo.
Cinquetei: e agora?
Agora segue tudo normal, mas dando atenção a alguns cuidados!
Segundo o personal trainer Leandro Twin, da Growth Supplements, nessa idade há o risco de sarcopenia, um quadro caracterizado pela perda de massa muscular causada pelo envelhecimento.
Mas calma, porque nada está perdido. “Felizmente, interromper a sarcopenia é fácil, pois bastam alguns ajustes de rotina e treinamento de força”, explicou o profissional.
Já o nutricionista esportivo Diogo Cirico, também da Growth, explica que nessa idade, a capacidade do corpo de usar os nutrientes para reconstruir os músculos é mais reduzida.
“Isso acontece porque o processo da digestão, absorção e utilização dos nutrientes pelos músculos diminui. Portanto, o impacto positivo que uma refeição deveria ter na construção muscular é menor”.
Leia mais notícia boa
- 11 hábitos para melhorar a saúde mental; banho de espuma é um deles
- 8 hábitos saudáveis fazem homem viver 24 anos a mais e mulher 21
- 12 hábitos de pessoas centenárias para ter uma vida mais longa e feliz
Mas e então, o que fazer?
Apesar das dificuldades serem maiores, isso não significa que elas não possam ser superadas.
Veja abaixo os 5 hábitos para continuar a construir massa muscular após chegar na casa dos cinquenta!
- Continue com a musculação: manter a hipertrofia é fundamental nesse momento. A melhor forma de estimular o músculo, para que ele se regenere e aumente de tamanho, é por meio de exercícios físicos com carga. Mas é claro, fique atento aos sinais que seu corpo dá, nada de passar do limite, ok?
- Aposte no funcional: o funcional é uma ótima saída! Além de proporcionar um ótimo desempenho físico, trabalha os movimentos para evitar lesões durante a musculação. Os treinos também são mais dinâmicos, menos pesados e bem interativos!
- Lembre do descanso: o personal trainer lembra que a musculação é, na verdade, o indivíduo estimulando microlesões no músculo, mas sem o descanso adequado para recuperar o tecido, isso pode ser um problema. “Sem o descanso, as lesões do músculo permanecem e a pessoa fica mais fraca”, disse.
- Coma proteína: sim, coma muita proteína! Elas se transformam em aminoácidos e são essenciais para a síntese muscular. “São como os construtores, ajudando a formar músculos. A leucina, um tipo de aminoácido, ativa uma vida chamada mTOR, fundamental para estruturar os músculos”, disse Diogo.
- Tá tudo bem comer carboidratos: nada de sair cortando o carboidrato! Os músculos utilizam carboidratos como principal fonte de energia durante os exercícios. Consumir pouco desse ingrediente significa menos energia e pior desempenho atlético. Se você quer manter os músculos, vai querer estar sempre bem disposto para fazer bons treinos, certo?
Com informações de Metrópoles.

Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Idosos de abrigo pedem presentes simples de Natal e comovem as redes
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Dezembro terá 2 chuvas de estrelas cadentes e Superlua; veja
Caminhoneiro salva gatinho preso no poste com ideia incrível; vídeo
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal