EUA vão cassar patente de remédios com preços muito altos

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para EUA vão cassar patente de remédios com preços muito altos
A patente de remédios com preços muitos altos será cassada pelo governo dos EUA para que a população tenha acesso a esses medicamentos. - Foto: Pixabay

Finalmente!  O governo dos EUA anunciou que vai cassar patente de remédios com preços muito altos. A equipe do presidente Joe Biden quer que a população tenha acesso a esses medicamentos.

Na prática, isso quer dizer que se um medicamento está muito caro ou se apenas algumas pessoas conseguem comprar, o governo pode intervir. A ideia é dar uma equilibrada nos preços e deixar os remédios mais acessíveis para todo mundo.

“Se as empresas não venderem os medicamentos pelo preço justo, a gente vai permitir que outras empresas vendam por um preço mais em conta”, disse Lael Brainard, conselheira da Casa Branca.

Oportunidade para todos

Um estudo mostrou que entre 2010 e 2019, o dinheiro do governo dos EUA ajudou a financiar a pesquisa de novos remédios.

Foram uns US$ 230 bilhões, e isso resultou em aproximadamente 22 mil liberações. E, veja: só 9% dos remédios aprovados nesse período vieram dessas patentes.

Só que o esquema atual de fazer remédios tem uns problemas. Leva muito tempo (de 5 a 10 anos) e tem um custo muito elevado.

Isso faz com que só as gigantes farmacêuticas consigam lançar remédios com frequência, deixando as empresas menores sem chance.

Além disso, essas gigantes colocam várias patentes sobre os remédios, especialmente os usados para tratar doenças raras. Isso faz com que elas controlem os preços, deixando tudo muito caro.

Leia mais notícia boa:

Como funcionará na prática

Se o governo achar que um remédio é super importante para a saúde pública, ele vai bancar boa parte dos custos. Isso pode fazer com que os preços caiam e mais gente consiga comprar.

Uma das pessoas que já tinham tentado essa mudança foi o bilionário Mark Cuban. Ele e outros empresários tentaram resolver o problema fazendo versões mais baratas de remédios já patenteados para doenças comuns.

O plano do governo é tornar os remédios mais acessíveis para todo mundo, colocando a saúde da população em primeiro lugar, e não só os lucros das empresas grandes.

Essa ideia pode inspirar muito outros países, inclusive o Brasil!

A intenção é tornar os medicamentos mais acessível para a população. - Foto: Pixabay

A intenção de cassar a patente de remédios com preços muito altos é tornar os medicamentos mais acessíveis para a população. – Foto: Pixabay

Com informações de GNN.