Jantar até 4 horas antes de dormir melhora sono e emagrece

-
Por Karen Belém
Imagem de capa para Jantar até 4 horas antes de dormir melhora sono e emagrece
Qual horário do seu jantar? Comer de 3 a 4 horas antes de dormir pode trazer benefícios para a saúde e bem-estar, confira. - Foto: reprodução/Pixelshot

Se você tem o costume de comer tarde fique atento! Segundo o nutrólogo Bruno Monteze, fazer a sua jantar de 3 a 4 horas antes de dormir pode melhorar o sono e te ajudar no emagrecimento.

Isso porque jantar cedo ajuda a evitar as tentadoras beliscadas desnecessárias e, consequentemente, menos arrependimentos. Essa prática simples pode contribuir para uma alimentação mais consciente e equilibrada, o que com certeza interfere no seu sono.

“Dormir é de estômago vazio”, afirma o médico. Mudando esse hábito você estará investindo no seu bem-estar a longo prazo e os benefícios são maiores do que imagina. Veja abaixo alguns dos efeitos listados pelo médico:

Resistência à insulina

Se você é diabético ou enfrenta resistência à insulina, jantar até 4 horas antes de dormir é a primeira estratégia a ser considerada.

Com esse hábito, o corpo vai ter melhor produção de ácido, o que consequentemente melhora o funcionamento de insulina no organismo.

Ler mais notícia boa 

Qualidade do sono

Ao permitir um período adequado entre a última refeição e o momento de dormir, você promove uma melhor qualidade de sono.

Isso resulta em um maior fluxo sanguíneo para o cérebro e favorece processos de reparação, proporcionando uma noite revigorante e um dia seguinte mais focado.

Saúde Digestiva

Durante a noite, a digestão não ocorre de maneira tão eficiente quanto durante o dia.

Proteínas mal digeridas podem gerar gatilhos alergênicos e inflamatórios no intestino, impactando negativamente na saúde digestiva.

Optar por jantar mais cedo ajuda a evitar esse cenário indesejado.

Conta pra gente, qual horário você costuma jantar? Depois desses benefícios, vale adicionar esse hábito como meta para 2024, hein!

Assista ao vídeo do médico: