Mãe e filho passam no mesmo curso, na mesma universidade pública

Mãe e filho juntos na mesma faculdade e no mesmo curso! Vitor Gabriel Cagol, de 17 anos, e a mãe, Irene Cecília Cagol, de 51 anos, conquistaram a aprovação no vestibular de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Foz do Iguaçu.
Com menos de dois anos, Victor foi diagnosticado com epilepsia. Para Irene, cuidar do filho era uma prioridade, então ela sempre dedicou a maior parte do seu tempo à família e acabou não se dedicando a ela mesma.
Agora, após mais de 20 anos afastada dos estudos, Irene decidiu acompanhar e apoiar o Vitor nessa jornada e foi um sucesso, duplo diga-se de passagem. Que orgulho desses dois!
Irene achou que não ia passar
Vitor falou da surpresa ao ver os resultados: “Quando foi divulgado o resultado e fui olhar o meu nome na lista, eu fiquei surpreso, eu não esperava”, disse o jovem.
Irene ainda estava com um pouco de receio de não ter passado, já que tinha ficado muito tempo sem estudar.
Mas quando Vitor foi conferir, lá estava o nome dela também, e foi só alegria.
Fizeram cursinho juntos
Eles participaram juntos de um cursinho pré-vestibular gratuito.
A relação entre mãe e filho se fortaleceu ainda mais durante essa preparação para o vestibular, e o orgulho mútuo pela conquista compartilhada é evidente.
Vitor foi aprovado em 10º lugar na ampla concorrência, enquanto Irene conquistou o segundo lugar nas vagas destinadas a Pessoas com Deficiência, devido à fibromialgia, uma síndrome que causa dores intensas e fadiga pelo corpo.
Ler mais notícia boa
- Garoto gênio de 13 anos, aprovado em 3 vestibulares, aprendeu a ler aos 2 anos
- Aluna tem 2 notícias boas no mesmo dia: pai curado do câncer e aprovação no vestibular da Unicamp e USP
- Jovem em situação de rua e que vendia paçoca é aprovada em primeiro lugar no vestibular da UEPG
Escolheu engenharia por influência do filho
Irene contou que, de primeira, escolheu Engenharia Elétrica por causa do filho, mas acabou que ela encontrou uma paixão na profissão.
Conviver com o universo da robótica junto do filho e aprender com ele fez a mãe amar tudo que envolvesse a área.
“Ele gosta muito de robótica e a área que mais vai fazer ele se aproximar desse gosto dele, para desenvolver os projetos que ele tem, que ele já faz”, disse Irene ao G1.
Orgulho em vez de vergonha
Para Vitor, ter a mãe nesta jornada não é vergonha nenhuma, só tem espaço pra sentir muito orgulho.
“Ele me recebeu muito bem, também não tem vergonha de estar comigo. Somos mãe e filho, mas também acima de tudo muito amigos”, disse Irene.
As aulas começam em julho e a expectativa dos dois para essa nova fase é grande.
“A gente quer ter essa parceria mesmo, mãe e filho, como colegas, amigos, tudo junto mesmo. Eu acho muito bonito isso da parte dela também, de querer ficar próxima de mim”, comentou o estudante.
Afinal, o apoio e o amor são fundamentais na conquista dos objetivos!
Com informações do G1.

Cachorro resgatado e adotado volta ao petshop onde cuidaram dele e faz a maior festa; vídeo
Sai ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo: 2 são brasileiros
Restaurante leva berço para bebê dormir ao lado dos pais e atitude é aplaudida nas redes; vídeo
Enem 2026: provas começam neste fim de semana; veja dicas para se sair bem
Caneta emagrecedora ganha versão em pílulas: Anvisa aprova primeiro GLP-1 oral para obesidade
Brasil ainda terá 2 feriados prolongados em 2026; os dois caem numa sexta-feira
Estudantes enchem campo de futebol com 113 toneladas de alimentos para ajudar famílias carentes; vídeo
Bebê brasileira viraliza por ser idêntica à própria boneca e ganha surpresa da fabricante; fotos
Homem usa ChatGPT para encontrar fone de ouvido perdido entre milhares de pedras; veja como conseguiu
Mulheres que viveram 30 juntas como amigas se casam: amor venceu o preconceito