O que fazer para a marmita não azedar neste calorão: 6 dicas

-
Por Karen Belém
Imagem de capa para O que fazer para a marmita não azedar neste calorão: 6 dicas
A marmita é ótima gastar menos. Veja os cuidados que você precisa ter para não azedar a comida nesse calorão. - Foto: Mariano Hotto/Getty Images

A onda de calor veio com tudo e é preciso manter a marmita fresca, sem azedar nesse calorão. O aumento da temperatura pode acelerar o processo de deterioração dos alimentos, deixando-os impróprios para consumo.

Mas com algumas estratégias simples, é possível garantir que suas refeições não estraguem.

Desde a escolha dos recipientes até a maneira de transportá-los durante o dia, aqui vão algumas dicas úteis para você garantir que a comida fique gostosa até a hora do almoço. Veja as dicas:

1- Use gelo ou bolsas térmicas

Use bolsas térmicas ou coloque gelo ao redor da marmita para mantê-la fria. Se der, deixe sua marmita na geladeira até a hora de sair. Isso ajuda a manter a comida fresca por mais tempo.

Você também pode levar a marmita congelada, mas procure descongelar na parte de baixo da geladeira e não fora.

2- Evite ingredientes sensíveis

Evite colocar na marmita alimentos como queijos frescos ou molhos que estragam fácil com o calor. O arroz, por exemplo, é um dos alimentos que se mantêm bem mesmo em condições de temperatura elevada, desde que seja feito de forma simples.

Não misture com ingredientes crus, como cenoura, vagem, ou até carne, ou frango, que podem liberar água durante o armazenamento e favorecer a proliferação de bactérias.

3- Recipiente hermético

O recipiente pode interferir para que a marmita estrague. Se ele não for hermético – aqueles que impedem a entrada e saída de arisso pode acelerar a deterioração dos alimentos dentro da marmita.

Mas o mais importante mesmo é sempre deixar o pote limpinho. Nunca, em hipótese alguma, guarde seus potinhos de volta na mochila sem antes lavá-los adequadamente.

Ler mais notícia boa 

4- Manere no caldo

Prefira menos caldo nos alimentos levados na marmita. O excesso de líquido pode aumentar a umidade dentro dela, criando um ambiente propício para o crescimento de bactérias.

Ao reduzir a quantidade de caldo, você também pode evitar que os alimentos fiquem excessivamente encharcados, mantendo sua textura e sabor originais por mais tempo.

5- Separe a comida

Uma estratégia eficaz para manter a marmita fresca e saborosa é evitar misturar toda a comida. Opte por dividir os alimentos em compartimentos separados dentro do recipiente.

Isso não só ajuda a preservar a textura e o sabor de cada ingrediente, mas também reduz a probabilidade de contaminação cruzada e evita que alimentos mais úmidos transfiram líquidos para outros itens.

6- Cuidado com as frutas

É importante considerar também a escolha e o armazenamento das frutas em sua marmita. Evite levar frutas muito maduras ou suscetíveis a amassar facilmente, como bananas ou pêssegos muito maduros.

Opte por frutas que sejam mais resistentes ao calor e que não estraguem facilmente, como maçãs, peras, uvas, amoras e frutas cítricas.

Se for possível, prefira levar frutas inteiras e cortá-las só na hora de consumir.

E boa refeição!

Leve a marmita sempre em bolsas térmicas para manter a temperatura segura. - Foto: reprodução/Pexels

Leve a marmita sempre em bolsas térmicas para manter a temperatura segura. – Foto: reprodução/Pexels

 O ideal é deixar os alimentos em compartimentos separados. - Foto: WS Studio/Getty Images

O ideal é deixar os alimentos em compartimentos separados. – Foto: WS Studio/Getty Images

Confira essas dicas de descongelamento: