Cinco plantas medicinais que você deve ter no jardim de casa

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Cinco plantas medicinais que você deve ter no jardim de casa
Entre as cinco plantas medicinais para seu jardim, estão o alecrim, lavanda e camomila. Veja as outras. - Foto: Reprodução.

Ter plantas medicinais no jardim não é um privilégio apenas de quem tem casa grande. Esses verdadeiros remédios naturais, que ajudam contra diversas doenças, podem ser plantados em pequenos espaços e até em vasos na sacada do apartamento.

Usadas por várias civilizações ao longo da história, elas se destacam pelas suas propriedades positivas. A camomila, por exemplo, tem um aroma delicioso e se torna uma aliada para acalmar os nervos e aliviar problemas digestivos.

Já a lavanda, é outra planta conhecida por seus efeitos relaxantes e anti sépticos. Além disso, ela alivia o estresse, melhora a qualidade do sono e pode tratar até queimaduras. Veja o top 5 abaixo.

Alternativa no tratamento

É válido lembrar que as plantas medicinais, são utilizadas como uma alternativa para tratamentos convencionais, mas ela não tem a função de substituí-los.

O uso das plantas é milenar, mas requer conhecimento, principalmente quanto à forma de preparo, dosagem e tempo de ingestão.

Além disso, é preciso ficar de olho na especificidade de cada uma das plantas, porque elas são diferentes.

Leia mais notícia boa

5 opções verdes

Se você busca uma opção de tratamento natural, veja 5 opções de plantas com propriedades medicinais:

  • Camomila: a primeira da lista é a camomila. Muito conhecida pelo seu efeito calmante, a camomila gosta de luz solar indireta e um solo bem drenado, mas úmido. Além de desfrutá-la como chá, você também pode aplicar compressas da planta, que ajudam a obter um alívio em regiões inflamadas.
  • Lavanda: já a lavanda gosta de um local ensolarado e com solo bem drenado. Como poder atrair polinizadores, a lavanda é um valioso instrumento da biodiversidade. Os efeitos terapêuticos dessa planta são o anti-estresse, melhora da qualidade no sono e mais. Além disso, o aroma no ambiente fica incrível!
  • Alecrim: versátil, o alecrim gosta de locais ensolarados e com solo drenado. Entre os efeitos positivos estão a melhora na circulação sanguínea, o estímulo à memória e o alívio das dores musculares. Na hora de plantar, é bom ficar atento à presença de pulgões ou ácaros.
  • Hortelã: um aroma fresco e sabor marcante, esse é o hortelã. Uma planta que gosta do solo sempre úmido e bem drenado, além de luz solar indireta, o hortelã alivia as dores de cabeça e problemas digestivos. E não para por aí, para os alérgicos, a planta também combate à congestão nasal.
  • Babosa: talvez uma das mais conhecidas, a babosa, ou aloe vera, é uma suculenta que gosta de sol. A babosa tem efeitos curativos e rejuvenescedores da pele, além de uma ação hidratante e anti-inflamatória. Uma ótima dica é usar o gel da planta na pele afetada.

Lembre-se: antes de usar as plantas acima para fim medicinal, procure um especialista.

O alecrim pode ser usado na culinária e ajuda a melhorar a circulação sanguínea, estimula a memória e alivia dores. Foto: Reprodução.

O alecrim pode ser usado na culinária e ajuda a melhorar a circulação sanguínea, estimula a memória e alivia dores. Foto: Reprodução.

Além de um cheiro maravilhoso, a lavanda tem efeito relaxante e antisséptico. Foto: Freepik.

Além de um cheiro maravilhoso, a lavanda tem efeito relaxante e antisséptico. Foto: Freepik.

Com informações de Tempo.