Antônio Fagundes, 75 anos; homenagem ao ator terá filmes reexibidos

-
Por Karen Belém
Imagem de capa para Antônio Fagundes, 75 anos; homenagem ao ator terá filmes reexibidos
Antonio Fagundes elogiou a seleção de filmes da homenagem que o Canal Brasil vai exibir para comemorar os 75 anos do ator. - Foto: Raquel Cunha/TVGlobo

Antônio Fagundes, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, completa 75 anos nesta quinta-feira (18), e o Canal Brasil preparou uma homenagem especial ao ator.

A partir das 16h, será exibida uma maratona com sete filmes estrelados por ele. São obras que abrangem diferentes gêneros e períodos da carreira. (Confira os horários abaixo)

“Estou encantado e agradecido, espero que o público goste tanto de ver esses filmes quanto eu gostei de fazê-los.”, disse o ator Antônio Fagundes.

Trajetória do ator 

Admirado por fãs e colegas de profissão, Fagundes é ator, diretor, produtor, roteirista e dublador. Fez mais de 50 filmes no cinema.

Nascido no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1949, o primeiro papel do ator foi no teatro, em 1963, aos 15 anos, na peça A Ceia dos Cardeais.

Começou na televisão atuando no teleteatro da TV Cultura, em São Paulo, para onde se mudou.

Depois, fez muito sucesso nas novelas Mulheres de Areia (versão original de 1973) e O Machão, na Rede Tupi.

Começou a atuar na Rede Globo em 1976, na primeira versão da novela Saramandaia.

Na carreira de sucesso, Fagundes protagonizou quase 40 novelas de sucesso, entre elas Dancin’ Days, Vale tudo, A Viagem, Rainha da Sucata, O Dono do Mundo, O Rei do Gado, Terra Nostra e foi José Inocêncio na primeira versão de Renascer, em 1993.

Fagundes no cinema

Entre os filmes que serão exibidos na TV para festejar os 75 anos do ator estão grandes sucessos como:

  • Pra Frente Brasil
  • Villa Lobos – Uma Vida de Paixão
  • Bossa Nova
  • Quando Eu Era Vivo
  • Deus é Brasileiro
  • Os Sete Gatinhos e
  • O Corpo

A escolha dos filmes foi elogiada por Fagundes.

“Que delícia essa escolha da equipe do Canal Brasil”, celebrou.

Maratona de emoções 

O título que abre a mostra é “Pra Frente Brasil” e Fagundes interpreta Miguel Godoy, um personagem que sai em busca do irmão.

Já em “Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão”, o ator dá vida ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Em “Bossa Nova”, encarna Pedro Paulo em uma comédia romântica.

No terror “Quando Eu Era Vivo”, interpreta Sênior, um pai em busca de respostas.

Leia mais notícia boa 

Do drama à comédia 

A diversidade continua com “Deus é Brasileiro”, uma comédia onde o ator assume o papel de Deus em uma busca por um substituto no Brasil.

Em seguida, um intrigante mistério em “Os Sete Gatinhos”, onde Fagundes interpreta Bibelô, um dos personagens centrais da trama.

E para encerrar essa jornada cinematográfica, os telespectadores são levados a uma história de relações complexas e intrigas em “O Corpo”, com o ator no papel do protagonista Xavier, que vive uma união com duas mulheres.

Parabéns, Antonio Fagundes!

Essa jornada cinematográfica é apenas uma pequena amostra do extraordinário legado deixado por Antonio Fagundes ao cinema nacional.

Que esse grande ator continue a inspirar e emocionar o público por muitos e muitos anos.

Parabéns pelos 75 anos de vida e arte!

 O primeiro papel do ator foi em 1963, aos 15 anos, na peça A Ceia dos Cardeais. - Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapress

O primeiro papel do ator Antonio Fagundes foi em 1963, aos 15 anos, na peça A Ceia dos Cardeais. – Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapress

Com informaçãos de O Universo da TV  e Wikipedia