Chega de insônia: 10 alimentos que ajudam a ter um sono melhor

Sofre de insônia? Esses 10 alimentos que induzem a ter um sono muito melhor e de forma natural e saudável, poderão de e ajudar.
E o melhor: são alimentos comuns e gostosos para amenizar o estresse, que muitas vezes não deixa a gente dormir em paz. Entre eles está o ovo, que ajuda a aumentar os níveis de serotonina no corpo, que depois é convertida em melatonina e ajuda a induzir ao sono.
Alguns chás também são aliados. Chá de folha de maracujá e camomila contém sedativos naturais, que aliviam o estresse e são aliados para boas noites de sono. Veja o top 10 abaixo.
O que atrapalha o sono?
Para aliviar o estresse, o pior inimigo de quem quer dormir, procure também relaxar e fazer atividades que te dão prazer.
Exercícios físicos como natação, caminhada e corrida podem ajudar bastante.
Com grande efeitos positivos sobre o humor e a saúde mental, as práticas para o corpo estão associadas a uma boa qualidade de sono.
Leia mais notícia boa
- Jantar até 4 horas antes de dormir melhora sono e emagrece
- Tai Chi pode reduzir sintomas de Parkinson e melhorar sono, diz estudo
- Quer uma boa noite de sono? Saiba quais alimentos evitar
Insônia? 10 alimentos essenciais
Se você não lembra a última vez que teve uma boa noite de sono, veja os 10 alimentos podem te ajudar com isso.
- Chá de camomila: o chá de camomila é um sedativo natural. Repleto de apigenina, o chá de camomila é um antioxidante que diminui a ação do sistema nervoso e dá um baita sono. O efeito vem rapidinho e com 30 minutos você já vai sentir as propriedades da bebida.
- Chá de folha de maracujá: assim como o chá de camomila, o chá de folha de maracujá também possui propriedades calmantes. Além disso, a bebida pode reduzir a ansiedade, relaxar o corpo e manter o estresse distante.
- Grão de bico: o grão de bico é um alimento repleto de vitaminas B6 e B9. Essas vitaminas ajudam na produção de melatonina, hormônio liberado naturalmente quando a iluminação natural cai, sendo responsável por promover o início do sono.
- Banana: a banana ajuda a nivelar a serotonina no organismo, além de também ter vitamina B6. O alimento também ajuda na produção de triptofano, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.
- Aspargo: os aspargos são alimentos ricos em ácido fólico e vitamina C. Ambos componentes são importantes para melhorar a absorção do triptofano, ajudando com boas noites de sono. Além disso, durante a noite, o aspargo queima gorduras armazenadas e melhora o funcionamento do sistema digestivo.
- Abacate: consumir abacate antes de dormir pode ajudar a promover um ótimo sono. O alimento é rico em gorduras saudáveis, fibras e triptofano, importante para a melatonina. Além disso, o abacate também tem vitaminas do complexo B, magnésio e potássio, importantes para regular o sono e relaxar os músculos.
- Ovo: o queridinho da dieta também é um ótimo aliado para quem quer dormir melhor. Rico em triptofano, com diversos benefícios, o ovo pode combater a insônia e ajudar o corpo a relaxar na hora de dormir.
- Cereja: as cerejas são alimentos importantíssimos no combate à insônia. Estudos norte-americanos mostraram que a cereja tem dois nutrientes importantes: a melatonina e o triptofano. A combinação é excelente para quem quer mandar a insônia para longe!
- Aveia: a aveia é uma fonte natural de melatonina e ajuda muito a controlar o ciclo do sono. Se você considera um lanche leve antes de dormir, dê preferência para um mingau de aveia (sem açúcar) ou até mesmo um biscoito de aveia.
- Salmão: peixes como o salmão são ricos em ômega 3, componente associado a uma noite de sono bem dormida. A combinação do ômega 3 com a vitamina D, também presente no peixe, já foi comprovada por estudos que aumentam a produção de serotonina.
Com informações de ND+.

Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Piloto se torna a primeira comandante brasileira do maior avião do mundo
Mulheres de 50 a 80 anos dançam balé e mostram que idade é só um número; vídeo
Sai ranking das melhores cafeterias; tem 7 brasileiras na lista
Bairro da Liberdade (SP) é eleito um dos melhores destinos turísticos do mundo
Nova regra: Sisu 2026 aceitará notas do Enem dos três últimos anos; entenda
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Uso da energia limpa supera o do carvão pela 1ª vez na história
Jovem brasileiro acorda do coma paraplégico, passa em Medicina e começa nova vida