Homem é curado de diabetes após tratamento experimental, diz Nature

Que notícia boa! Um homem foi curado de diabetes após um tratamento experimental com células-tronco. A notícia boa saiu na prestigiada revista científica britânica Nature. (veja abaixo)
Ele sofria de diabetes tipo 2 há 25 anos e depois do procedimento não toma insulina há quase 3 anos, mais precisamente 33 meses.
Isso aconteceu depois de receber um transplante regenerativo de células de ilhotas, que são as células no pâncreas que produzem insulina, o hormônio responsável por controlar os níveis de glicose no sangue.
Como conseguiram
A pesquisa foi feita com cientistas do Centro de Ciência de Células Moleculares da Academia Chinesa de Ciências e o nome do paciente foi preservado.
Yin Hao, pesquisador líder da equipe e diretor do Centro de Transplante de Órgãos do Hospital Shanghai Changzheng, disse que eles pegaram as células mononucleares do sangue do próprio paciente e usaram métodos existentes para reprogramá-las de volta em células-tronco pluripotentes.
Depois o material foi injetado no pâncreas do homem.
“Nossa tecnologia amadureceu e ultrapassou limites no campo da medicina regenerativa para o tratamento do diabetes”, disse Yin ao China Daily.
O paciente
O homem que recebeu o tratamento experimental fazia várias injeções de insulina diariamente, além de ter feito um transplante de rim.
Depois de receber as células-tronco fabricadas em 2021, ele ficou sem insulina externa durante 11 semanas, e os traços da doença começaram a desaparecer.
“Os exames de acompanhamento mostraram que a função das ilhotas pancreáticas do paciente foi efetivamente restaurada e que sua função renal estava dentro da normalidade”, disse Yin.
“Tais resultados sugerem que o tratamento pode evitar a progressão das complicações diabéticas.”
O artigo foi publicado na Cell Discovery, da revista Nature, em 30 de abril.
Os autores disseram que os próximos estudos devem explorar a farmacologia de medicamentos que possam fornecer equivalentes disponíveis no mercado para o transplante de ilhotas.
Leia mais notícia boa
- Milhares de pessoas com diabetes tipo 1 receberão pâncreas artificial na Inglaterra
- Agrião é eleita a verdura mais saudável do mundo; Controla diabetes e colesterol
- Guerreiro! Menino de 3 anos que recebeu transplante de coração no InCor recebe alta
A doença
A diabetes, particularmente a tipo 2 – que pode se desenvolver devido a más escolhas alimentares e de estilo de vida – é uma das doenças não transmissíveis mais prevalentes no mundo.
Por isso, as pessoas ficam incapazes de produzir a sua própria insulina e, por isso, sofrem de problemas renais, cegueira, amputação e problemas cardiovasculares.
Mas esta nova descoberta, que surge após 10 anos de pesquisas e testes, pode mudar o paradigma da doença.

Pix já está valendo em 8 países e é mais barato do que comprar com cartão de crédito; veja
Médica brasileira conquista bolsas em 4 universidades dos EUA e escolhe Harvard
Europa faz primeira transmissão de 5G via satélite: leva internet a qualquer lugar do planeta
Professor universitário mais jovem do mundo tem 18 anos e entra para o Guinness Book
Tem chuva de meteoros esta madrugada; veja como assistir
Transplante inédito devolve visão a idosa que ficou 5 anos cega na Itália; primeira do mundo
Motorista salva bebê engasgada com brinco, após mãe pedir socorro no meio da rua; vídeo
Neta realiza sonho da avó de 81 anos, que nunca teve uma boneca na vida; vídeo
Aos 93 anos, Ary Fontoura mostra rotina de treinos e incentiva: “Você consegue dar o primeiro passo”; vídeo
Especialista faz idoso acamado voltar a andar após 3 anos e vídeo da evolução emociona; assista