5 cuidados para não estragar sua Air Fryer; você faz algum?

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para 5 cuidados para não estragar sua Air Fryer; você faz algum?
Um dos cuidados simples para manter a Air Fryer com boa durabilidade é limpar todo dia após o uso. - Foto: Freepik.

Alguns cuidados simples com a Air Fryer podem fazer o eletrodoméstico durar muito mais tempo, sabia?

A Air Fryer, a fritadeira elétrica que virou queridinha dos brasileiros, precisa limpar todo dia, após o uso. Também é importante limpar a parte superior interna, o que pouca gente sabe.

Tem gente que usa forminhas internas para aquecer alimentos. Isso não é indicado pelas fabricantes porque pode bloquear a circulação de ar. Veja abaixo outras dicas.

Preservação e durabilidade

Mas na hora de usar o produto, é preciso redobrar a atenção e ter cuidados esses especiais:

  1. Sempre lave: não deixe a Air Fryer suja, nem mesmo por um dia. Assim que terminar o preparo do alimento, deixe o eletrodoméstico esfriar e já lave em seguida. Assim, fica mais fácil retirar resíduos de alimentos e gorduras presentes no certo do objeto, por exemplo. A dica é usar água com detergente e o lado macio da esponja;
  2. Limpe a parte superior interna: muita gente não sabe, mas é preciso limpar a parte superior interna da Air Fryer. Isso é importante para não deixar que se acumule sujeira e ferrugem próximo a resistência do objeto. Antes de limpar o local, desligue o aparelho da tomada e tenha certeza que já esfriou;
  3. Pré-aqueça sempre: fazer o pré-aquecimento da Air Fryer ajuda os motores da fritadeira. Além disso, você consegue garantir que o alimento vai ficar cozido uniformemente. Assim, não pule essa etapa imprescindível para a manutenção do aparelho.
  4. Não interrompa a circulação de ar: evite encher muito a cestinha da Air Fryer ou até mesmo forrar o fundo com outros objetos, como papéis. Fazendo isso, você interrompe a circulação de ar dentro do aparelho e contribui, significativamente, para a diminuição da vida útil do mesmo.
  5. Utensílios de plástico: utilize apenas utensílios de plástico, madeira ou silicone para manusear os alimentos na fritadeira. Usar outro tipo de talher pode riscar a superfície antiaderente da Air Fryer e isso vai causar uma baita dor de cabeça.

Como funciona?

Você já se perguntou como funciona uma Air Fyer ou o porquê dos alimentos ficarem tão sequinhos?

Isso acontece porque o sistema aquece e circula o ar dentro da fritadeira.

Assim, os alimentos são fritos pelo calor, resultando em pratos crocantes e bem mais saudáveis do que se fossem fritos imersos em óleo.

Leia mais notícia boa

Melhores do mercado

Segundo um teste realizado pelo site Paladar, a melhor Air Fryer vendida no Brasil é a da Oster.

No teste, a marca foi a que apresentou as melhores receitas de batata e frango frito.

Já a Philips Walita, a mais tradicional, veio em segundo lugar, com destaque pela suculência do frango ao final do preparo.

Veja a lista completa aqui!

Cuidado para não colocar tantos alimentos de uma vez só no cesto. Isso pode prejudicar a circulação de ar. Foto: Grandbrothers/iStock.

Cuidado para não colocar tantos alimentos de uma vez só no cesto. Isso pode prejudicar a circulação de ar. Foto: Grandbrothers/iStock.

Com informações de Jornal de Brasília.