Um cão se tornou “Conselheiro Chefe de Felicidade” em uma escola e a presença do animal ajuda os alunos com as notas e a diminui o estresse em sala de aula. A diferença do comportamento das crianças foi percebida pelos professores e tem embasamento científico!
Quando Meeka começou a frequentar os corredores da North Godwin Elementary, em Wyoming, Estados Unidos, desfilando sob quatro patinhas, ninguém imaginava que a presença da cachorrinha fosse fazer tanta diferença.
Dois meses depois de começar, ela é extremamente querida pelos alunos. “Fico feliz quando vejo Meeka e sempre faço carinho nela. Aprender matemática era muito difícil. Mas então Meeka entrou e quando fiz uma pausa com ela por alguns minutos, aí a matemática ficou fácil” disse Drew, aluno da quinta série.
Veio para o bem
E a chegada de Meeka só trouxe benefícios, tanto que outras escolas assimilaram a iniciativa e também começaram a colocar cachorrinhos para os alunos.
Na North Godwin, as notas dos pequenos melhoraram significativamente, principalmente as crianças que passaram por momentos de estresse.
“Para alguns alunos que passaram por estresse, eu realmente sinto que esta foi uma grande oportunidade para eles. Eles se sentem confortáveis com a Meeka”, explicou Steve Minard, diretor do ensino fundamental da escola.
Leia mais notícia boa
- Jovem com ansiedade consegue na justiça direito de viajar com furão de estimação
- Garotinha de 2 anos acalma cão com ansiedade. Assista!
- 7 passos para controlar a ansiedade, que afeta 60% dos brasileiros
Presente todos os dias
A experiência ainda está no início e a cachorrinha fica na escola todo o dia, pulando de sala em sala.
“Seu objetivo é realmente garantir que os alunos se sintam confortáveis”, explicou Rick Abbott, vice-presidente sênior da Priority Health, um instituto focado em reduzir a ansiedade e apoiar a aprendizagem de estudantes.
Para Drew, ter a Meeka por perto fez toda diferença para ele ser um aluno melhor. “É bom ver Meeka porque todo mundo gosta de acariciar. E ela é muito boa para acariciar quando você está triste, bravo ou com raiva”.
Pesquisa explica
Segundo uma pesquisa realizada pela Georgia Southern University, a alfabetização de crianças dos Estados Unidos aumentou em escolas que introduziram projetos com animais.
O estudo chama a atenção para iniciativas como as que colocam crianças para lerem para cães, mostrando que a prática tem resultado tanto na saúde mental, quanto no desempenho escolar dos pequenos.
Para Rick, o projeto com Meeka já é um sucesso e eles querem tornar tudo isso ainda melhor.
“Minha esperança é que ela possa ir de sala de aula à sala de aula, tornando realmente a capacidade de participar ativamente da educação mais valiosa e benéfica”, finalizou.
Com informações de Fox 17.