Alinhamento de planetas será visto neste fim de semana no Brasil

Um espetáculo aos olhos vai acontecer no fim de semana. É o alinhamento dos planetas que poderá ser visto no Brasil a olho nu. O fenômeno deve ser observado durante a madrugada de sábado (29) e não é preciso usar binóculos nem equipamentos especiais. Quatro planetas poderão ser vistos de uma só vez.
Assim, os admiradores dos mistérios do universo poderão olhar para o céu e ver Saturno, a Lua, Marte e Júpiter formando uma linha reta. É a chamada “conjunção” visível tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul.
O próximo alinhamento planetário ocorrerá em 28 de agosto. Neste dia, seis planetas – Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno – estarão alinhados no céu.
Alinhamento planetário
Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, disse que o melhor momento para admirar o espetáculo do alinhamento dos planetas será pouco antes do nascer do Sol.
“A observação da conjunção de todos eles juntos deve ser [feita] a olho nu porque os astros estarão espalhados no céu em um campo de visão bem amplo”, afirmou o especialista à CNN.
Em seguida, Langhi acrescentou que: “Se tiver um binóculo ou telescópio, basta apontar para cada astro separadamente para visualizar com ampliação”.
Não é uma coincidência que estes mundos – Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estejam todos ao longo de uma linha no céu da Terra.
O Sistema Solar surgiu de uma vasta nuvem de gás e poeira em torno do nosso sol recém-formado. Bilhões de anos depois, os principais planetas e muitas de suas luas estão no chamado Terra-Sol.
É neste plano em torno do nosso Sol que todos os principais planetas e a maioria das luas têm as suas órbitas.
Geralmente os planetas estão espalhados, alguns no céu da manhã e outros no céu da noite. Mas durante alguns dias do ano, alguns deles costumam aparecer na mesma área do céu, sob o nosso ponto de vista daqui da Terra.
Leia mais notícia boa
- Cientistas descobrem exoplaneta parecido com a Terra; pode ser habitável
- Explosão rara de estrela poderá ser vista a olho nu no Brasil, diz a Nasa
- Nasa vai mandar mensagem ao espaço para se comunicar com extraterrestres
Próximo alinhamento
Em 28 de agosto, será possível admirar um outro alinhamento de planetas. Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno estarão alinhados no céu.
Mercúrio estará mais próximo do horizonte e será mais difícil de ser observado. Para ver Netuno e Urano, vai ser necessário usar um telescópio.

Governo dá bolsa para pacientes com câncer não abandonarem tratamento; veja valores
“Caçador de tesouros” brasileiro acha iPhone soterrado na praia e devolve a turista; vídeo
Isabel Veloso recebe medula do pai e agradece: “me deu vida de novo”
Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Como não depender dos filhos na velhice: especialista dá 5 dicas importantes
COP 30 vai ter caipirinha com frutas da Amazônia: coquetelaria sustentável
Reunião entre Trump e Lula na Malásia é animadora: poderá visitar o Brasil
Como é a “supermadeira” 10 vezes mais forte que o aço e mais leve